EducaçãoEstadoJornalismoUFSM

EDUCAÇÃO. Em debate, em SM, práticas “educomunicativas” nos estados do sul do Brasil

Trata-se do tipo de evento que, definitivamente, não chama a atenção do conjunto da sociedade. Mas deveria, com certeza. Afinal, a união de educação com comunicação tem tudo a ver com o desenvolvimento do ser humano. Bueno, isso é, ao menos, o que pensa este editor.

Tanto que vale a pena divulgar o encontro que acontece nessas quarta e quinta, no campus da UFSM, promovido pela própria Universidade e a secretaria estadual de Educação. A propósito, confira mais detalhes, no material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. A seguir:

Santa Maria sedia o I Encontro de Educomunicação da Região Sul

 A 8ª Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promovem através da 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (8ª CRE) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (POSCOM) o “I Encontro de Educomunicação da Região Sul” (I Educom Sul). O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no auditório das rurais (Prédio 42). O RS estará representado pelo Secretário de Estado da Educação, Professor Dr. Jose Clovis de Azevedo, 30 coordenadorias regionais de educação e na área de abrangência da 8ª CRE representantes de cada uma das 106 escolas. Também haverá participação de educadores da Educação Básica e Superior além de estudantes  de instituições do Paraná e Santa Catarina.

O objetivo do encontro é socializar, debater e articular pesquisas e práticas educomunicativas desenvolvidas nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Além de incentivar a construção de metodologias, estratégias e materiais didáticos inovadores contribuindo para a melhoria das condições de aprendizagem nas escolas públicas da região sul.

 “O evento aguarda os participantes com conferências e mesas temáticas e terá a presença de pesquisadores renomados no país na área da educomunicação como Alexandre Sayad (Rede Nacional de Comunicação Educação e Participação – CEP), Ismar Soares (USP) e Zeneida Assumpção (UEPG), entre outros. A programação terá também relatos de experiência e apresentação de trabalhos científicos, além de oficinas direcionadas para projetos de rádio escola”, explica uma das idealizadoras do evento e integrante da coordenação do Movimento Educomunicação Santa Maria, jornalista Luciane Moura.

 A abertura, na quarta-feira (9h às 10h), contará com a presença dos seguintes convidados: Secretário de Estado da Educação, José Clovis de Azevedo, Reitor da UFSM, Felipe Martins Müller, Coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva e Coordenadora do POSCOM da UFSM, Eugenia Mariano da Rocha. No horário das 10h às 12h acontecerá a mesa temática “Comunicação, Educação e Participação”. Na parte da tarde, (15h30 às 18h30min), ocorrerão apresentações de relatos de experiências realizados por educadores que desenvolvem projetos de educomunicação e mostra de trabalhos científicos. 

Na sexta-feira (25), das 9h às 10h30min será realizada a conferência “Comunicação e Uso das Mídias na Educação – Quadro atual, tendências e desafios”. Das 10h30m e 12h acontecerá a “Mesa Temática Rádio Escola nas Trilhas da Educomunicação”. À tarde, das 13h30min às 15h30min acontece a “Mesa Temática Comunicação e Educação: Um olhar sobre práticas e pesquisas da Região Sul”. Paralelamente, serão disponibilizadas sete oficinas sob os temas: Produção Sonora para Rádio Escola; Rádio Escola; Fotografia na Escola; O Texto para Rádio Escola e; A ludicidade como recurso didático.

 Mais informações sobre as salas do evento, horários de oficinas, debates e apresentações, e detalhes completos sobre os palestrantes convidados, podem ser acessadas no site www.ufsm.br/educom. Durante o encontro, o sítio vai disponibilizar um link para os internautas conferirem o evento ao vivo. Notícias dos dias de encontro poderão ser acompanhadas no twitter da 8ª CRE (@8CRE) e através do blog www8cre.blogspot.com.

Origem do I EDUCOM

 A ideia de realizar o encontro surgiu no ano de 2011, quando foi constituído, a partir de uma iniciativa da 8ª CRE, um Grupo de Trabalho (GT) sobre Educomunicação juntamente com UFSM, através do Curso de Comunicação Social, quatro escolas da rede estadual pioneiras em projeto rádio escola (Augusto Ruschi; Érico Veríssimo Padre Caetano e Hilda Köetz), além das escolas Manoel Ribas, Rômulo Zanchi e Santa Marta, duas rádios comunitárias (Caraí e Santa Marta) e o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID).

 Esse GT passou a se encontrar para discutir, compartilhar experiências e estudar a temática da Educomunicação configurando-se enquanto Movimento de Educomunicação Santa Maria. A partir de ações das iniciativas de rádio escola já existentes e das rádios comunitárias – que envolvem alunos, professores e bolsistas universitários –, o Educom Sul tornou-se uma possibilidade de aproximar o meio acadêmico e os projetos escolares desenvolvidos na área.

A Educomunicação

É um campo complexo de intervenção social, com várias práticas comunicacionais que atua na formação de agentes, e na educação formal ou informal, na perspectiva de garantir autonomia ao indivíduo em formação. As práticas educomunicativas são espaços onde um grupo produz a sua aprendizagem, problematizando, criando e refletindo constantemente sobre a sua produção. O princípio surge com Paulo Freire e é desenvolvido na educomunicação.. Um exemplo prático: se o objetivo é, a partir de um determinado conteúdo, produzir um programa radiofônico com os estudantes, o educomunicador não vai dar aulas expositivas, vai estimular o uso, a produção e a pesquisa. A isso denomina-se processo, e é nesse processo que o grupo pensa a produção e produz conhecimento.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo