EducaçãoPolítica

ELEIÇÃO. Conheça os três candidatos a reitor do Instituto Federal Farroupilha

Não é pouca gente, não. São 860 servidores, incluindo professores, e quase 10 mil alunos nos sete campi do Instituto Federal Farroupilha, cuja reitoria é sediada em Santa Maria – apesar da vontade, ainda não derrogada, de transferência para a capital). Todos estão convidados a participar da Consulta que levará à escolha do novo reitor da instituição. O atual é pro tempore e fica até que seja encerrado o trâmite de nomeação do titular.

Mas, quem são os candidatos que concorrem no pleito que ocorre no dia 16, quarta-feira? Ah, e tem até um debate – por questão de espaço no auditório da reitoria, na faixa nova para Camobi, restrito a servidores – marcado para esta segunda. Saiba tudo isso e mais um pouco, no material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação do IFF, com a assinatura de Sílvia Eggers. A seguir:

IF Farroupilha elege o próximo reitor neste mês 

O Instituto Federal Farroupilha passa pela primeira vez por um processo de consulta, no dia 16 de maio, que elegerá o representante maior da instituição para os próximos quatro anos. Além disso, os dois maiores campi do Instituto, Alegrete e São Vicente do Sul, também elegerão seus novos diretores gerais para esse mesmo período.

O atual reitor, professor Carlos Alberto Pinto da Rosa, que assumiu o cargo como Pró Tempore a partir da criação dos Institutos Federais, em dezembro de 2008, fica no cargo até o dia 23 de maio, data que pode se prorrogar até que tenham ocorrido todos os trâmites da eleição e seja empossado o novo reitor.

A instituição que o reitor eleito vai assumir conta hoje com 07 campi – Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto, São Borja e São Vicente do Sul – e com mais dois campi anunciados pelo Governo Federal dentro do Plano de Expansão III e que estão em processo de implantação, em Jaguari e Santo Ângelo. Além disso, o novo reitor vai administrar um orçamento de mais de 100 milhões de reais, contando com a folha de pagamento dos atuais 860 servidores do Instituto, e representar 9.476 discentes (Fonte SISTEC em 03/05/2012) hoje regularmente matriculados, número com a prospecção de aumentar em pelo menos 3.000 depois de preenchidas as vagas dos Processos Seletivos em andamento.

O processo eleitoral no IF Farroupilha

Três candidatos docentes disputam o cargo de reitor na instituição: a Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Alegrete Carla Comerlato Jardim, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Farroupilha Adilson José Hansel, e o professor de Agricultura Bento Alvenir Dornelles de Lima, todos com, pelo menos, mais de 15 anos dedicados à instituição. (currículo resumido dos candidatos abaixo)

Para dar encaminhamento ao processo, foram formadas Comissões Eleitorais, uma Central na reitoria e 07 Locais nos campi, instituídas por Portarias e compostas por representantes dos três segmentos: docentes, técnicos administrativos e discentes. Como forma de permitir o conhecimento das propostas dos candidatos concorrentes, as Comissões Eleitorais promoveram debates nos campi durante as duas últimas semanas. Na reitoria, o debate ocorrerá no dia 14 de maio, das 14h às 17h, no auditório.

As eleições ocorrem nos campi, das 9h às 21h, na reitoria, das 13h às 17h, e nos polos e cursos fora de sede, das 16h às 21h, no dia 16 de maio. A apuração e a publicação do Resultado Preliminar ocorrerão no dia 17 de maio. O resultado oficial das Eleições só será publicado no dia 23 de maio, após análise e homologação do Conselho Superior da instituição.

Carla Comerlato Jardim – É doutoranda em Zootecnia, na linha de pesquisa Sistemas de Produção: Comportamento e Bem-estar Animal/Ruminantes, na Universidade Federal de Pelotas-RS e mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É graduada em Medicina Veterinária pela PUC-RS e Licenciada em Zootecnia pela Fundação Educacional de Alegrete. É especialista em Organização Escolar e tem atividade profissional predominante em Educação Profissional e Tecnológica – área Zootecnia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete-RS há 20 anos. Foi Diretora Geral eleita do Campus por dois mandatos consecutivos (2003/2007 e 2007/2011). É docente das unidades curriculares de Bovinocultura de Corte, Fundamentos de Zootecnia, Sistemas Alternativos de Criação Animal e Bioclimatologia e Comportamento Animal nos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agroindústria e Bacharelado em Zootecnia. Atualmente é Diretora de Desenvolvimento Educacional do IFFarroupilha-Campus Alegrete, membro do Grupo de Estudos Comportamentais em Animais de Produção / UFPEL e coordenou, em 2011, os projetos de extensão “IFFarroupilha-Campus Alegrete e Polo Educacional do Jacaquá” e “Mulheres Apenadas Tratadoras de Cavalos”. É coordenadora local do programa Mulheres Mil e presidente do COMUDE – Conselho Municipal de Desenvolvimento de Alegrete.

Adilson Hansel, 53 anos, natural de Santa Rosa, formado em Biologia, Licenciatura Plena, Especialista em Biologia (UNIJUÍ) e Mestre em Educação (UFSM). Iniciou carreira docente em 1982. Possui experiência em docência em todos os níveis de ensino. Ingressou na Rede Federal em 1995. Foi Diretor de Ensino por 13 anos e seis meses. Participou da Comissão Nacional de elaboração das Diretrizes da Educação Profissional.  Participou do processo de CEFETIZAÇÃO, da EAF SVS. Participou da implantação do Campus Júlio de Castilhos. Em 2008, integrou a comissão de criação do Instituto Federal Farroupilha. Coordenou a implantação do Campus de Santa Rosa – como primeiro Diretor Geral. Auxiliou no processo de implantação do Campus Panambi. Na Fase III de Expansão, coordena as Comissões de implantação do Campus Santo Ângelo, Núcleos Avançados de Ijuí e Uruguaiana e é integrante da Comissão do Campus de Jaguari. Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e também Reitor Substituto. Exerceu a presidência do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Instituto Federal Farroupilha até 15 de abril. Hoje candidato a reitor do IF Farroupilha.

Bento Alvenir Dornelles de Lima – Formou-se Técnico em Agropecuária 2 pela Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, Bacharel em Ciências Agrícolas pela 3 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialista, Mestre e Doutor pelo 4 Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Faculdade de 5 Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Exerce atividade docente 6 na Rede Federal de Educação Tecnológica desde 1991. Foi Diretor Adjunto; 7 Coordenador Geral de Produção e Pesquisa e Coordenador de Integração Escola-8 Comunidade da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete. Atualmente é professor de 9 agricultura do Instituto Federal Farroupilha e da e-Tec/Brasil. Com grande experiência 10 na área de ensino, participou como coordenador, da implantação de diversos cursos, 11 com destaque para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos da Escola 12 Agrotécnica Federal de Alegrete. Também atua como parecista de diversos periódicos, 13 como extensionista rural e como pesquisador em produção de grãos e sementes.”

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo