Sem categoria

MEMÓRIA. Morte de Águeda Brazzale Leal faz prefeito Schirmer decretar luto oficial na cidade. Governador Tarso também se solidariza

A morte da educadora Águeda Brazzale Leal, na noite de ontem, comoveu a cidade. Seu corpo será levado daqui a pouco para São Leopoldo, onde será cremado. Ela morreu aos 98 anos e levou, por exemplo, o prefeito Cezar Schirmer a decretar luto oficial em Santa Maria, por três dias. Também provocou a manifestação do governador Tarso Genro, ex-aluno de Águeda, conforme relato do líder do governo, o deputado Valdeci Oliveira.

Os detalhes dos dois fatos chegam a seguir, através dos textos produzidos pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura (por Luiz Otávio Prates) e pela assessoria do parlamentar petista (por Tiago Machado). A foto é de divulgação. Acompanhe:

Santa Maria triste. Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento da educadora Águeda Brazzale Leal

Águeda (C) foi ao lançamento de sua biografia

O prefeito Cezar Schirmer decretou luto oficial por três dias pelo falecimento da professora emérita Águeda Brazzale Leal, ícone da educação da cidade, em homenagem a sua trajetória, história de vida, exemplos e legado que deixou aos santa-marienses. “A professora Águeda foi uma das figuras mais extraordinárias da nossa cidade, uma mulher notável, uma educação exemplar, uma cidadã com perfil único. É uma perda muito lastimável”, comentou o chefe do Executivo.

Águeda faleceu nesta quinta-feira (10), às 23h, no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, aos 98 anos. O corpo da educadora, que estava internada na CTI Coronariana, está sendo velado na Câmara Municipal de Vereadores, onde permanece até as 17h desta sexta-feira (11), e seguirá para o crematório de São Leopoldo.

Considerada um ícone, Águeda teve sua trajetória contada em biografia

Educadora Emérita do Rio Grande do Sul, Águeda tem sua história contada no livro “A Vida de Águeda Brazzale Leal”, escrito pela professora Ceura Fernandes – sua ex-aluna. A…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Governador envia telegrama pela morte de Águeda

Em reunião com o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira (PT), no começo da tarde desta sexta (11), o governador Tarso Genro comunicou o envio de um telegrama de condolência aos familiares da professora Águeda Brazzale Leal, falecida na noite de quinta (10. Tarso foi aluno de Águeda em Santa Maria e revelou profunda admiração pelo trabalho e pela humanidade da professora.

Na manhã desta sexta, o deputado Valdeci registrou o pesar pela morte da educadora emérita do Rio Grande do Sul, que foi professora e diretora da Escola Estadual Olavo Bilac, além de delegada regional de educação. “Uma grande perda. Uma perda que dói muito porque é uma perda para nossa educação e para nossa cidadania. Como prefeito de Santa Maria fui convidado por ela certa vez para ir na sua casa na Avenida Rio Branco para tomar um chá e discutir as questões do município. Era uma grande santa-mariense que queria contribuir sempre com a cidade”, ressaltou Valdeci.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Professora Águeda das sílabas e esses bem pronunciados… Das aulas do Cursinho, onde aprendi a gostar do Português! Eterna Águeda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo