DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Comissão especial adiada, repórter “mal-informado”, Mesa Diretora, templos e Corsan

Presidente da Câmara não conseguiu formar comissão para tratar de obra

Por Maiquel Rosauro

A última sessão do ano com votação de projetos, no Legislativo de Santa Maria, foi longa e tensa. O destaque foi a não formação da comissão especial que acompanharia a obra de ampliação da Casa, paralisada desde 2013. O proponente é o presidente João Ricardo Vargas (PP).

Logo ao iniciar sua defesa, Vargas criticou o jornalista que assina esta coluna.

“Fomos surpreendidos por uma informação de um repórter que nós nada teríamos feito, vereador Tony, com a nossa gestão junto a esta obra. Então, temos que cuidar este repórter, que normalmente dá essas notícias, pessoal, é muito mal-informado, hein, é muito mal-informado. E também temos o conhecimento de que parece que aí existe uma certa rejeição desse repórter com esse vereador e digo que a vossas excelências que a recíproca é verdadeira, a recíproca é verdadeira”, disse o presidente do Legislativo.

Vargas estava se referindo à coluna publicada na madrugada de quinta-feira (23), que dizia exatamente: “Nos bastidores, este repórter ouviu críticas à iniciativa. O problema é que, durante o ano inteiro, Vargas não tratou do tema e, agora, nos últimos dias de sua gestão tenta criar uma comissão sobre o assunto”.

A comissão especial não foi aberta porque o vereador Werner Rempel (PCdoB) solicitou o adiamento da formação. A iniciativa do comunista foi aprovada por 12 votos a 7.

A manobra de Rempel causou controvérsia, gerando inúmeras discussões na tribuna. Mas o problema mesmo ocorreu quando a vereadora  Roberta Pereira Leitão (PP) fez a postagem abaixo à direita, nas redes sociais.

A publicação inflamou os vereadores citados na publicação. Alexandre Vargas (Republicanos), Admar Pozzobom (PSDB), Givago Ribeiro (PSDB), Valdir Oliveira (PT) e Rempel fizeram discursos duríssimos contra a progressista. Rempel disse que a edil era covarde e Valdir afirmou que ela estava semeando ódio.

Mesa Diretora

A composição da chapa liderada por Valdir para a eleição da Mesa Diretora, na terça-feira (28), não é unanimidade dentro de seu partido. O militante Tiago Aires publicou no Facebook que “é totalmente incompatível com a formação de uma chapa governista para a eleição da mesa diretora no parlamento”.

Templos

O vereador Alexandre Vargas protocolou um projeto sugestão que visa a não cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para templos de qualquer culto, ainda que as entidades abrangidas pela imunidade tributária sejam apenas locatárias do bem imóvel.

Como se trata de um projeto sugestão, a proposta não tramita na Casa e nem será votada em Plenário. Porém, representa uma ideia que, de alguma forma, poderá ter desdobramentos no futuro.

Confira a íntegra do projeto (AQUI).

Corsan

A Prefeitura de Santa Maria não divulgou nem em seu site nem no LicitaCon Cidadão, plataforma do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) cópia do aditivo contratual assinado com a Corsan na semana passada. E a transparência?

Corujão

Esta coluna foi finalizada às 23h30min desta quinta (23) e os vereadores seguiam debatendo a publicação da vereadora Roberta sobre a não formação da comissão especial. Uma sessão extraordinária ainda seria realizada.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Elefante Branco do Casarão tem problemas maiores do que comissão. Ultima imagem que vi do predio apresentava colunas danificadas, ferragem na armadura dos ferros expostos, etc. O que lembra outro elefante branco, o da Rio Branco. E o Centro de Eventos inacabado.
    Corsan agora é só assistir e comer pipoca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo