Artigos

Ginásio do Colégio Militar: presente do Schirmer (e meu) – por Carlos Costabeber

Na edição de 5ª feira do Diário, o titulo da capa dizia: “Três ginásios de volta para os esportistas”.

Aí me dei conta de que a cidade estava ganhando também, um NOVO ginásio, além desses três que foram revitalizados. Trata-se do ginásio poliesportivo do Colégio Militar.

Mas essa belíssima obra, tem uma história quase que desconhecida por completo. Por isso, por ser testemunha do fato, resolvi contá-la !

Na primavera de 2008, recebi a visita do então Deputado Federal Cezar Schirmer, que já se encontrava em plena campanha política para as eleições de outubro. No meio da conversa, perguntei a ele se conhecia o Colégio Militar de Santa Maria.

Para minha surpresa, o Schirmer nunca tinha visitado aquele Colégio, que sempre foi uma instituição de ensino de referência nacional.

O que fiz, então:

Liguei pro Coronel Senna, que era na época o Diretor do Colégio, e comuniquei a nossa ida até lá.

Lembro que fomos recebido pelo Senna, e que o Schirmer ficou encantado com a estrutura física, e com a qualidade do ensino ministrado.

Então, fiz um apelo ao nosso então Deputado:

“Cezar, não tem cabimento um colégio desse padrão, com cerca de 700 alunos, não ter um ginásio de esportes. A gurizada e os instrutores têm que utilizar instalações do vizinho Parque de Moto, mas que não são adequadas para as aulas de educação física e para competições esportivas.

Por isso, sugiro que faças uma emenda parlamentar, destinando recursos para a construção de um ginásio poliesportivo para o nosso CMSM”.

De imediato, o Schirmer encaminhou uma proposta à Câmara dos Deputados, e conseguiu aprovar os recursos para a construção do ginásio.

Mais tarde, ele me confessou:

“Nunca havia feito uma emenda com o valor tão elevado (cerca de 1 milhão de reais), favorecendo um segmento onde praticamente não tenho votos“.

A obra se iniciou em meados de 2009, já sob a direção do amigo Coronel Veloso (hoje na reserva, e morando em Itaara). Mas, quando ficou pronta a estrutura e iria ser colocada a cobertura, a construtora faliu.

Aí chega março de 2010, e vou novamente ao Colégio Militar, para conhecer o seu novo Comandante, o gaúcho Coronel Piaggio. E a primeira pergunto que lhe faço, é: “como vamos fazer para sair dessa situação? Deve haver alguma alternativa”!

De pronto o Piaggio me disse:

“Bom, tomei pé-da-situação, e agora, para concluir essa obra, só com recursos do orçamento do Exército“!

Parei um pouco, pensei e falei:

“Amanhã, não virá à Santa Maria o General Enzo, Comandante do Exército”?

“É verdade, o General virá à cidade para fazer uma visita de inspeção ao Parque de Moto”, me respondeu o Piaggio.

Daí, num lance bem ao meu estilo, peguei o celular e liguei direto para o agora Prefeito Municipal, Cezar Schirmer. E falei:

“Cezar, lembras do ginásio do Colégio Militar ? Pois é, a situação é a seguinte……….”

Diz o Prefeito, surpreendido com a paralisação da obra:

“Amanhã, estarei almoçando com o General, aí no Parque”

“Pois então, disse-lhe eu, pegue o homem pelo braço e leve-o para ver a situação do ginásio, que fica ali ao lado. Conte-lhe que foi graças a uma emenda tua, que aquela obra saiu do papel, e que ele precisa arrumar recursos para a conclusão da obra

Dito e feito:

No dia seguinte o Prefeito convenceu o General Enzo a ir até o Colégio e confirmar aquela situação que tanto nos preocupava.

Não deu outra: o General Enzo, mal chegou em Brasília, determinou que recursos fossem destinados de imediato para a conclusão do ginásio.

O Coronel Piaggio, que foi testemunha dessa ação puxada por mim e muito bem conduzida pelo Prefeito, ficou radiante, pois não demorou e o Exército licitou a conclusão da obra.

Hoje está pronto o complexo com 2.125 m2 (85m x 25m), com 2 quadras + uma terceira justaposta, com arquibancada para 400 pessoas, 2 vestiários, 2 salas de reuniões, salas para competições individuais, 2 depósitos e área para estacionamento.

Um orgulho não só para o Colégio Militar, mas um orgulho para Santa Maria.

Graças a esse envolvimento, o Prefeito e eu fomos condecorados com o título de “Aluno Emérito” (eu sou o no. 66), em março de 2009.

Essa situação mostra bem, da necessidade que Santa Maria tem de que seus líderes “conversem mais entre si“. Esse é um exemplo do quanto a mais podemos fazer pela nossa cidade e pela nossa gente, “quebrando esse muro que há décadas divide Santa Maria da UFSM e dos militares – um segmento historicamente importante para a cidade.

Espero que esse exemplo de sucesso, que nasceu de um empresário e de um politico visionários, possa se multiplicar. É um velho sonho que pode um dia acontecer, pois ninguém pode calcular os bilhões de reais que Santa Maria já perdeu, simplesmente pelo fato de que seus líderes, NÃO CONVERSAM ENTRE SI.

De minha parte, essa foi mais uma MISSÃO CUMPRIDA!!!!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo