Eleições 2012PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2012. No enrosco petista, corrente “Articulação de Esquerda” lança nome de Schumacher

Cristiano Schumacher lançado pela AE

Como escrevi mais cedo, no início da madrugada, de repente o PT se vê com três pré-candidatos a prefeito. A vereadora Helen Cabral (“PT Amplo”, de Paulo Pimenta) foi a primeira, mês e meio atrás, a ser lançada. Ontem, a “Unidade na Luta” apontou o atual presidente da sigla, o radialista Valdir Oliveira.

Pois bem, quase ao mesmo tempo, surge o nome indicado pela tendência “Articulação de Esquerda”. No caso, o militante Cristiano Schumacher, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Com direito, inclusive, a manifesto lançado pela direção local da AE, e que foi enviado ao editor pouco depois da meia noite, ao mesmo tempo em que era publicado numa página da rede social Facebook (“PT e simpatizantes em rede”, e que tem 123 participantes).

Mas nem precisa ir lá para conferir a nota. É exatamente esta, que publico a seguir:

Santa Maria – O PT é pra vencer!

Diante da necessidade do PT apresentar-se como alternativa política capaz de rearticular o campo democrático e popular, resgatar a trajetória de luta pelos direitos dos trabalhadores de Santa Maria, construída junto aos movimentos sociais populares da cidade, a Articulação de Esquerda, tendência interna do PT, vem apresentar a pré-candidatura do companheiro lutador do povo Cristiano Schumacher!

Na intenção de retomar o ciclo de vitórias iniciado durante os dois governos do PT em Santa Maria, que em conjunto com Lula e Dilma, inverteu prioridades e garantiu inclusão social através das obras do PAC, das políticas de segurança alimentar, da qualificação da atenção básica de saúde – conquistas estas que foram interrompidas pelo governo Schirmer – precisamos rearticular a militância, construindo um programa que mobilize a sociedade em torno das nossas conquistas e desafios históricos.

Diante da indisponibilidade das três principais figuras públicas do PT em Santa Maria (Fabiano Pereira, Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira), apresentamos uma candidatura vinculada à luta dos trabalhadores, visando unificar e fortalecer o PT, retomando o papel da militância na construção de mudanças radicais na sociedade. Enquanto militantes do PT, estamos dispostos a construir um processo que crie condições para que as forças populares reconquistem a Prefeitura de Santa Maria.

Direção Municipal

Articulação de Esquerda – Tendência Interna do PT”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

30 Comentários

  1. Feliz surpresa saber da pré-candidatura do Cristiano. Esse sim, representa a luta e os interesses da classe trabalhadora. Apoio total! PT é para vencer!!

    Milene Barazzutti
    Profa. Instituto Federal Farroupilha – Campus JC

  2. Claudemir:
    Muitos dos que reclamam das adjetivações que uso são os mesmos que chamam o gabinete do prefeito de “palácio”, a decoração natalina de “bobagem”, usam adjetivos xulos para se referir ao prefeito, ao vice, aos secretários municipais, ao deputado Pozzobom e seu irmão Admar, ao JC Maciel, Marion Mortari e a todos que não rezem pelo catecismo da seita deles.
    Para esclarecer: PTlho é uma expressão corriqueira Brasil a fora, e classifica assim aqueles fanáticos que não reconhecem a existência de nada que preste fora do PT.
    PTlho é quem nunca reconhece o mérito alheio, seja de Schirmer, FHC, Pozzobom e mesmo de alguns deles próprios.
    PTlho também é aquele que não consegue pensar fora do “quadrado” petista, achando que figuras sem expressão, sem qualificação, sem respeitabilidade pública possam vir a ganhar uma eleição majoritária em Santa Maria.
    PTlho é aquele fanático cuja vida se resume ao PT.
    Esta “carapuça” serve perfeitamente na cabeça de muitos que aqui pregam “o respeito” mas que sempre e deliberadamente atacam qualquer um que discorde de seu fanatismo.

  3. Não sou e jamais serei PT, mas conheço mtas pessoas boas dentro do PT e a Helen e o Cristiano são dessas pessoas. Acho que eles tem mto que aprender na política ainda, mas ao ponto de dizer que não podem ser candidatos pq não tem expressão política é forte demais. Alguns terão que aprender que democracia é liberdade de escolha e por isso é o PT é que tem que decidir, embora eu acho que um dos 3 concorrerão. Os mais velho devem lembrar Evandro Beher contra Renan Curtis, quem ganhou? Evandro que tinha 2% nas pesquisas e para mim foi um bom prefeito.Chego a conclusão depois de ler todos esses dias a tua coluna Claudemir que o medo em geral é que schirmer se reeleja então alguns ficam esperneando para que a tríade se decida e concorra para derrubar esta administração.

  4. @carlos
    Quero parabeniza ,o PT e seus lideres maiores ,que tiveram a cara ea coragem que muitos não tem,de querem criar novos lideres,mesmo correndo o grande risco de não obter,o que a maioria de seus militantes querem que é o poder.
    Mas sim tiveram a grandeza , de pensar no futuro,em criar novos Lideres,tanto Vereadora Helen,Valdir Oliveira,Cristiano Schumacher:só descordei o porque desrespeitaram a liderança do Vereador, Luiz Carlos Forte pois de todos que estão ai ele seria mais popular e carismático.
    Para Benz pela iniciativa do lideres Santa Mariense do Partido dos trabalhadores pela iniciativa!

  5. Concordo com o Paulo Vamor Santos,respeito é bom e todo mundo gosta.
    ou vai dizer seu Luiz que se eu te ofendesse vc iria gostar.
    nao concordar com a opiniao de alguem ou um grupo é direito de qualquer cidadão, mas sem ofensas por favor.
    Quando postei em outra noticia do sitio ainda nao tinha a confirmação que o Cristiano iria se candidatar,apenas tinha ouvido rumores, pouco depois pelo facebook tive a confirmação. e claro fiquei feliz da vida. vai dar gosto fazer campanha em 2012.
    espero que os outros pré candidatos do PT retirem suas candidaturas, abram espaço e apoiem nosso candidato, mas acho dificil. o jeito é torcer e esperar para ver o que acontece.

  6. Claudemir, liberdade de opinião não pode ser conundida com liberdade de agressão. A fala do senhor Luiz expõem uma visão quase nazista, onde os petistas são os judeus da vez.Há pouco, comparou petistas com cães, o que fere o nível mínimo do debate e nada agrega aqui. Se o tom for.este, também posso partir para esta linha raivosa e de agressões contumazes, apesar de prefeir.manter sempre o nível e o respeito com os participantes do sítio. Sou petista e não admito receber a alcunha de cão ou ptelho de quem quer que seja.

  7. Pela construção de um projeto político unificado dos movimentos sociais, populares, estudantis da esquerda santamariense. A não candidatura de Pimenta , Valdeci e Fabiano, potenciais quadros capazes de obterem vitória frente a reeleição de Cezar Schirmer, nos coloca numa posição recuada. precisamos da luta institucional onde a periferia e o povo santamariense tome conta da prefeitura, se não continuaremos nesse processo de retrocesso, Com Dilma E Tarso O PT é pra vencer!

  8. Cristiano e força nova parao PT.ja que as outras força viva do PT abriram mao nao sei porque….e triste. cristiano voce ta de parabens…

  9. luiz tu tem de procurar um médico e te tratar este teu ódio do pt já ta dando nojo, pega uma fica com o dr. farret e vai consultar rapaz eu já estou com medo de ir a uma reunião do pt e te ver armado querendo matar todos então respeite as pessoas, já disse aqui tenho amigos em todos os partidos e jamais vou chamá-los disto ou aquilo, faça uma regressão quem sabe você foi candidato em outra vida! vá com calma cidadão.

  10. @jandir
    As “caras novas” pré-candidatadas são a prova concreta que nada é tão ruim que não possa piorar.
    Resposta na próxima eleição??
    Estás de brincadeira né?
    A PTlhada adestrada obedece à tríade sem questionamentos.
    Senta! Deita! Finge de morto!
    Não tenhamos dúvida:
    Em 2014 estarão caninamente balançando suas bandeiras.

  11. O senhor Rubens Brasil contribuiria se fosse ao diretório do PT e expusesse a sua visão em vez de vir a público dinamitar lideranças do partido que elevam há muitos anos a sigla em Santa Maria, região e no Rio Grande. Desqualificar um correligionário ou correligionários para alçar outro não é prática nobre e nem corresponde a tradição do PT.

  12. Para consolidar estas candidaturas tem que isolar estes figuroes intereseriros que só aparessem quando convem, na hora H trocam favor até com adversarios e deixam todo mundo na mão, Santa Maria tem que dar a resposta nas proximas eleiçoes.

  13. Fiquei feliz com a notícia do Cristiano para a prefeitura. Cristiano representa a possibilidade da retomada de um PT como partido dirigente e com militância ativa, algo para muitos perdidos em algum momento na infeliz década de 90. A possibilidade do Cristiano ser candidato pelo PT nós faz, antes de tudo, sonhar com algo que para muitos já está perdido.

    O companheiro Cristiano tem uma história luta, seja no movimento estudantil ou nos movimentos sociais populares, na luta pela educação, pela moradia e pelo acesso à cidade. Sem duvida, um dos melhores quadros do PT de Santa Maria!

  14. Pozzobom para prefeito e Jair de Barcelos Flores para vice, dois nomes muito simpático para a população de Santa Maria, com esses dois Santa Maria vai para frente.

  15. A candidatura do técnico agrícola e companheiro Cristiano Schumacher com certeza irá aglutinar muitos petistas que estão cansados com a falta de debate interno e com o centralizmo nas figuras de Paulo Pimenta, Valdeci e Fabiano Pereira.Embora o Pimenta tenha trazido muitos recursos para a região, nenhum deles se propõem a ser candidato, mas quando das eleições de deputado querem que todos petistas votem nos candidatos locais.
    Essa candidatura é uma homenagem aquelas mulheres e homens que pravamente fundaram o PT em Santa Maria em 1982, como Suzana Dewes, Moacir Dewes, Elton Schmidt, Gentil Rosa, Silvina Lopes, Kalu e Sérgio Lopes entres outros, que hoje são esquecidos. É um resgate ideológico e histórico, e tenho certeza que irá aglutinar setores e outros partidos de esquerda como PC e PSOL.
    Parabéns Cristiano!estamos contigo de alma e coração!porque representa o nosso sonho de emancipação dos trabalhadores, das mulheres, da juventude e de todos nossos iguais.
    Chega de estrelismo!

  16. A pré-candidatura do Cristiano Schumacher da um animo para os petistas que lutas na base com os movimentos sociais. PT é pra Vencer!

  17. Fiquei surpreso positivamente. Hoje fora de Santa Maria, louco para voltar a querencia e com o coração incendiando de motivação ao ver o meu Partido, O Partido dos Trabalhadores, tem de fato um nome que rompe com a politica tradicional, que rompe com os acordos de poucos e em função dos projetos pessoais. Relembro também a importância de ser pautado um programa de governo que supere estruturalmente o governo schirmer, grande dificuldade dos velhos figurões de nosso PT em SM, que hoje em dia não tem nem mais sede, quanto mais programa. É por isso que apoio a tese: PT é para vencer!!

  18. Essa pré-candidatura representa as reais mudanças que a cidade de Santa Maria necessita! Chega de candidatos mornos, porque o PT tem que ser pra valer. As mudanças que a população reivindica estão representadas na figura do Cristiano.

    Vamos todos construir essa campanha!

  19. Uma cidade histórica e de lutas como Santa Maria entregue às mãos de um figurão da elite e o PT não apresenta nenhuma das suas 3 principais figuras públicas como alternativa?

    Triste, parece que chega um ponto em que construir carreira política se torna mais importante que construir o partido.

    Nesses momentos alguém tem que tomar coragem e lembrar para os companheiros que a prefeitura também é um meio importante para colocarmos a população à frente das transformações sociais da cidade.

    Por maiores investimentos na atenção básica, afinal saúde não é só leito em hospital. Pela não entrega das escolas municipais ao setor privado, educação tem que ser pública. Por um transporte público a serviço da população, não dos empresários!

  20. Uma candidatura que nasce com um manifesto desses é realmente de encher o peito e brilhar os olhos!
    Já começa dialogando com a militância petista, mostrando claramente a intenção de deslocar o eixo das decisões de volta para a base do partido.
    É a retomada daquele espírito do velho PT de lutas que a direita queria tímido e desbotado.
    Reaviva a chama no coração daqueles tradicionais lutadores do movimento sindical santamariense do qual surgiram nomes como o do companheiro Valdeci Oliveira.
    Também incendeia a juventude, da qual tiveram despontados os nomes de Pimenta e Fabiano!
    É a candidatura que pode unificar o Partido dos Trabalhadores pela base para construir um programa do povo!
    Cristiano é um dos melhores quadros que o PT de Santa Maria já formou, muito bem qualificado, forjado e temperado nas lutas dos movimentos populares!
    É por esses motivos que, como cidadão de Santa Maria, declaro meu apoio e coloco meus braços a disposição desta campanha.
    Adoto a tese Santa Maria – PT é pra vencer!

    Viva a luta do povo!

    Marco Aurélio Costa

  21. Essa, sim é uma candidatura para dar um basta à velha política. O Cristiano é um lutador do povo, que conhece as demandas da classe trabalhadora e que certamente irá representar os interesses dessa classe. Sinto orgulho em defender esse companheiro, que representa um PT realmente democrático, socialista e de massas!!

  22. Fechadoooo….to com o Shumacher, é pra vencer, porque com a Vereadora vai ficar dificil! já o outro … só o BOM cansegue carregar o irmão nas costas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo