PrefeituraSaúde

GRIPE. Profissionais de Segurança Pública e do transporte coletivo já começaram a ser imunizados

Profissionais da segurança pública integram o grupo de imunizados contra a gripe nesta segunda etapa da campanha nacional de vacinação

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria deu início, nesta quinta-feira (16), à segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Para incentivar a participação do público-alvo e avaliar os fluxos, o prefeito Jorge Pozzobom, o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, e o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, percorreram alguns pontos de imunização. O serviço continua na sexta-feira, dia em que diferentes grupos poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Santa Maria Acolhe também estará aberto para imunizar os sobreviventes do incêndio na Boate Kiss.

Ainda no turno da manhã, o chefe do Executivo esteve no campo da Brigada Militar, onde serão aplicadas cerca de 400 doses da vacina aos servidores da corporação. O prefeito também esteve nas empresas de transporte público, onde os motoristas e os cobradores de ônibus também começaram a ser imunizados a partir de uma parceria com o Sest/Senat, que foi com os servidores da Saúde até os locais para aplicar as doses.

“A imunização contra a influenza é fundamental neste momento, principalmente para vocês, que não deixaram de trabalhar diante da pandemia de coronavírus. Reforçamos que se cuidem, usem as máscaras de proteção e mantenham a higiene. Contamos com a colaboração de vocês, bem como de toda a população que utiliza o transporte público”, disse o prefeito Pozzobom.

De acordo com o secretário de Saúde, o quantitativo recebido pelo Município é de 8,3 mil doses. Dessas, 5,4 mil serão enviadas às unidades de saúde e 2,9 mil foram destinados aos profissionais de segurança pública e profissionais do transporte público. As demais serão disponibilizadas em ações estratégicas de vacinação. Os integrantes dos grupos que não foram contemplados nesta semana serão vacinados nos próximos dias. A previsão do governo do Estado é de envio de nova remessa às Coordenadorias Regionais de Saúde a partir desta sexta.

Os serviços de imunização da Prefeitura nas empresas de ônibus se estendem até sexta-feira (17). No sábado (18), será a vez de os transportadores de coletivos rodoviários. No mesmo dia, haverá ação às margens da BR-392, onde serão vacinados caminhoneiros autônomos e empregados de empresas de transporte.

Essa nova fase é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além de indígenas e jovens e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Já os idosos e os profissionais de saúde que ainda não foram imunizados poderão ter acesso às doses.

Ainda na quarta-feira, os indígenas foram incluídos nesta segunda etapa da vacinação. Em Santa Maria, serão destinadas 170 doses para este público. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda mais uma remessa de vacinas para incluir o grupo. Conforme o Setor de Imunização, já na próxima semana os indígenas começarão a ser imunizados.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a vacinação contra a influenza será retomada nesta sexta-feira. Ao todo, 12 locais estarão recebendo o público-alvo das 8h às 16h ou enquanto durarem os estoques de doses. Para esta etapa, não haverá o sistema drive-thru.

A Prefeitura organiza, ainda, iniciativa de vacinação em idosos que estão acamados. Também a partir desta quinta-feira, equipes irão até as residências dessas pessoas, conforme demanda das UBSs, para aplicar a dose naquelas que não têm condições de saírem de casa. A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus. Porém, é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.

SANTA MARIA ACOLHE

A Prefeitura de Santa Maria também destinará, nesta sexta-feira (17), a imunização aos sobreviventes do incêndio na Boate Kiss. As pessoas poderão procurar o Santa Maria Acolhe (Rua Treze de Maio, nº35) para receber a dose da vacina contra a gripe. O serviço estará disponível das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CONFERIR DATAS E LOCAIS DE VACINAÇÃO E SABER DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo