CulturaRegiãoUFSM

CULTURA. Vem aí mais um festival de Vale Vêneto. Lançamento será nesta quarta-feira

Tradicionalmente, o Festival Internacional de Inverno da UFSM, que acontece em Vale Vêneto, começa no último domingo de julho e termina no primeiro de agosto. Será assim, também em 2012, quando acontece a 27ª edição?

A resposta, com certeza, será oferecida depois de amanhã, quando acontece o lançamento, em São João do Polêsine, sede do distrito de Vale Vêneto, um dos berços da quarta colônia de colonização italiana e, também, sede de outro evento simultâneo: a “Semana Cultural Italiana”.

Os detalhes, e inclusive algumas informações que antecipam o que vai acontecer nos dois eventos, chegam através de material produzido pela Agência de RP da UFSM. Confira:

Lançamento do Festival Internacional de Inverno da UFSM será no dia 13

A cerimônia de lançamento do XXVII  Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será realizada no dia 13 de junho, às 20h, no Salão Paroquial de Vale Vêneto, município de São João do Polêsine. A solenidade marcará, ainda, o lançamento da XXVII Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.

Neste ano, a identidade do Festival de Inverno foi trabalhada de maneira inovadora, a partir da concepção de convidar artistas locais para a sua elaboração.  Através dessa proposta, a Comissão do evento solicitou ao professor Alfonso Benetti uma imagem de Vale Vêneto. Benetti usou um desenho que havia feito do Vale, um desenho ao vivo com uma caneta esferográfica, como se fosse a primeira vista do lugar. A preocupação foi em produzir uma imagem que fosse mais adequada para a comunicação visual, mais voltada à montagem de peças gráficas e não uma pintura em tela.

A imagem precisava ter uma relação direta com Vale Vêneto e com o Festival, não sendo utilizado, nesse sentido, outras obras do acervo do artista. Portanto, a imagem utilizada é um guache colorido. Benetti considera que o trabalho tem um caráter cálido e aconchegante. Com a criação da imagem de Benetti, Roberto Gerhardt apoiou-se na trilogia Música, Vale Vêneto e Arte Visual para a composição da identidade que, na opinião dele, “é uma trilogia agradável de se trabalhar, é prazeroso.”

Benetti é professor do curso de Artes Visuais da UFSM. Gerhardt é designer de comunicação e gestor de marcas. Ambos já desenvolveram outros trabalhos em parceria. A identidade visual pode ser conferida no site do evento, bem como será exposta na cerimônia de lançamento do Festival.

Seguem abertas até o dia 30 de junho as inscrições. As oficinas podem ser conferidas no site do evento, além dos currículos dos professores. Outras informações podem ser obtidas no endereço  www.ufsm.br/festivaldeinverno.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo