AssembleiaCidadaniaEducaçãoHabitaçãoPrefeituraTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Greves na UFSM, Semana da Pátria, Pozzobom e Assembleia, Residencial Zilda Arns

* A quantas andam as greves da UFSM? Os docentes, que começaram antes, no dia 28, fizeram vigília, na tarde passada,no centro da cidade.

* A retomada da assembleia da categoria acontece na tarde desta quarta-feira, no auditório Loi Berneira (prédio da Química), no campus, em Camobi.

* Os grevistas vão avaliar o movimento, que alcança mais de 50 instituições federais em todo o País e que, por enquanto, não tem destino definido.

* Já os estudantes, que decretaram sua greve (em apoio aos docentes) no final do mês, fazem nova assembleia na quinta-feira, a partir da 1 da tarde, também no auditório Loi Berneira.

* Na pauta, segundo NOTA do sítio da Sedufsm, estará a avaliação do movimento, “os direitos e as reivindicações dos alunos e também a participação no comando nacional de greve”.

* Outra greve está para começar, na UFSM. Depois de paralisações de um dia, médicos do Hospital Universitário e do Hospital Veterinário pretendem parar, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda.

* A RAZÃO para o movimento é o protesto em relação à MP 568, que revisa os salários da categoria e que se pretende modificar no âmbito do Congresso.

* Uma das consequências é a não-marcação de consultas e a suspensão de cirurgias eletivas, no caso específico do Hospital Universitário, com óbvios prejuízos à comunidade mais carente.

* Aprovado, nesta terça, pela Comissão de Constituição e Justiça da AL, projeto de Jorge Pozzobom (PSDB), que institui a Semana de Conscientização sobre Alienação Parental no RS.

Jorge Pozzobom e a Alienação Parental. Projeto na Assembleia (foto divulgação)

* Já na próxima semana, a proposta estará apta para ser apreciada no plenário do parlamento. Se aprovada, a semana acontecerá anualmente, em todo o Estado, entre 24 e 30 de abril.

* Conforme Pozzobom, a ideia é conscientizar sobre as mazelas causadas pela tortura gerada por pais que se separam e usam os filhos como intermediação das angústias e conflitos.

* O deputado tucano acredita que estabelecer uma Semana de Conscientização vai ajudar na conscientização sobre a Síndrome de Alienação Parental (SAP).

* Definidos os destaques locais da Semana da Pátria, entre 1° e 7 de setembro. O anúncio foi feito na manhã passada, no Palacete da SUCV.

* O homenageado (também da Semana Farroupilha, que acontece logo em seguida) é Manoel dos Santos Pedroso, ou, como é mais conhecido, Maneco Pedroso.

* Os destaques institucionais serão a Arquidiocese de Santa Maria e o centenário do Riograndense, festejado agora em maio.

* O tema nacional da Semana da Pátria é “Brasil: um país se constrói com educação, consciência cívica e cidadania”.

* Também foi acordado o lema local dos festejos: “Santa Maria, compromisso com a preservação do ambiente em que vivemos”.

Schirmer e o sorteio das chaves do Zilda Arns, no CDM (foto João Alves/CCS.PM)

* Agora, é tomar posse das casas. São 500, na zona sul da cidade. Trata-se do Residencial Zilda Arns, construído com recursos federais do programa Minha Casa, Minha Vida.

* A entrega está programada para o dia 29 de junho, uma sexta-feira, depois do sorteio das chaves, acontecido no início da noite de segunda-feira, no Centro Desportivo Municipal.

* Cezar Schirmer, que participou do ato, festejou o que considera um êxito de sua administração: “estamos trabalhando para diminuir o déficit habitacional de nossa cidade”, disse, conforme nota da Coordenadoria de Comunicação Social.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo