REGIÃO. Municípios debatem sobre os “objetivos de desenvolvimento do milênio”

REGIÃO. Municípios debatem sobre os “objetivos de desenvolvimento do milênio” - norton-ávila

ONU propôs e as comunas se preparam para atender, como se viu no encontro de hoje

Foi agora de manhã, no Centro Marista de Eventos, em Santa Maria, com a participação de um punhado de representantes de comunas da região e até fora dela. Os detalhes (texto e foto) chegam com Norton Avila, da assessoria de comunicação da prefeitura de Faxinal do Soturno – cujo prefeito, Clóvis Montagner, é o presidente da Associação dos Municípios do Centro do Rio Grande do Sul (AM Centro). Confira:

AM Centro promove debate sobre os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”

A Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) realizou na manhã de hoje, no Centro Marista de Eventos, em Santa Maria, um debate sobre os oito itens dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e que foi elaborado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Lançado pela ONU durante a Cúpula do Milênio, realizada nos Estados Unidos em 2000, a ODM prevê que 191 países, incluindo o Brasil, cumpram os oito objetivos até 2015. Reunindo prefeitos, secretários e diversas autoridades regionais, foram realizadas palestras e debates para esclarecer o tema.

Na abertura do encontro, foram chamados para compor a mesa de debate o presidente da AM Centro e prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner; a chefe de gabinete representando o prefeito de Santa Maria, Magali Adriano; o representante da Secretaria Nacional de Relações Políticos Sociais da Presidência da República, José Claudenor Vermohlen; o representante da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre e prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva; o coordenador do Núcleo Estadual dos ODM, Hélios Puig Fernandez; a representante do Governo do Estado, Maria da Glória Lopes Kopp; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Barasuol; e o representante da superintendência do Banco do Brasil, Alcindo Alves Vieira.

– A AM Centro, em conjunto com os 34 municípios que compõe a entidade, estão engajados nessa luta. São baseados nesses objetivos que serão norteados os planos de governo dos candidatos no pleito eleitoral deste ano – enfatiza o presidente Clovis Alberto Montagner em seu discurso de abertura dos debates.

As oito metas fixadas pela ONU são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

Após a abertura do evento, foram realizadas cinco palestras com o objetivo de esclarecer as ações e projetos em andamento. Já no final do encontro, foi formado o Núcleo Regional das ODM e que tratará sobre o tema diretamente nos municípios da região.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *