EconomiaSanta Maria

ADESM. Agência reúne conselheiros e se propõe a articular ações para o desenvolvimento sustentável

Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento debate ações e ouve de macroeletrônica

Hoje foi dia de reunião do Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. E houve bastante participação, além de interessantes discussões. É o que se pode deduzir do material produzido pela assessoria de comunicação da Adesm. Confira, a propósito, a reportagem (com foto) de Marielle Flôres. A seguir:

ADESM reúne Conselho Superior e articula ações para o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e Região

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 16, a 4ª Reunião do Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM. O evento que iniciou às 10h, na CACISM, reuniu 16 membros do Conselho e também contou com a participação do Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro e do Superintendente Executivo, Diogo De Gregori.

O Conselho Superior da ADESM reúne as principais lideranças de Santa Maria para articular o desenvolvimento sustentável do município e da região pela ação integrada entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial e Associações afins. Conforme previsto no estatuto da Agência, as reuniões acontecem a cada 3 meses.

A reunião

Após a abertura do evento, realizada pelo Presidente do Conselho, Carlos Costabeber que recebeu os conselheiros e destacou a importância da ocasião, os participantes debateram algumas ações para a melhoria do saneamento da cidade e outras propostas para viabilizar o desenvolvimento sustentável do município e da região.

Conforme previsto na pauta da reunião, o professor de microeletrônica da UFSM, João Batista dos Santos Martins, apresentou um caso de sucesso da Microeletrônica no Brasil através do trabalho desenvolvido pela Santa Maria Design House. Segundo Batista, a SMDH pode trazer muito crescimento para a cidade:

– Infelizmente, Santa Maria ainda perde muitos profissionais, seus melhores alunos vão embora e acabamos perdendo este material humano de altíssimo valor. A SMDH vem para mudar este paradigma com uma indústria limpa, geradora de empregos e de renda para o município e região.

O diretor presidente da ADESM, Vilson Serro, ainda reforçou o potencial de Santa Maria que detém um grande polo de conhecimento:

– Temos que apoiar e ampliar este setor para poder dialogar melhor com as empresas locais e investidores do exterior, articulando o desenvolvimento que a tecnologia, a eletrônica e a microeletrônica podem trazer para o município. A apresentação do professor João Batista reforça ainda mais a nossa vocação como geradores de conhecimento e precisamos saber utilizar isso a nosso favor.

Caderno de Propostas

Após esta etapa, o Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, realizou a apresentação do esboço do Caderno de Propostas que será entregue no final do mês para a sociedade, imprensa e também para os candidatos a prefeito e vereador nas próximas eleições municipais.

O Caderno de Propostas traz o resultado do trabalho desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria na coordenação dos Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalho do Movimento “A Santa Maria Que Queremos”. O material traduz, em ações práticas, o que a sociedade quer para o município.

A última parte da reunião contemplou algumas discussões sobre assuntos gerais e outras demandas da ADESM, de Santa Maria e da região. Para o Presidente do Conselho Superior, Carlos Costabeber, cada encontro aborda diversos setores da sociedade na busca do desenvolvimento sustentável que vislumbramos através do Movimento “A Santa Maria que Queremos”:

– Desde o início da ADESM, buscamos priorizar o trabalho profissional que a Agência realiza e que mira uma Santa Maria desenvolvida para os próximos anos. O Conselho Superior tem o papel fundamental de, através da articulação entre seus membros, mostrar o caminho a ser percorrido e definir estratégias para alcançar os objetivos traçados.

Encerrando sua participação na reunião, Vilson Serro agradeceu a participação dos conselheiros e reforçou o convite para que todos participem da entrega do Caderno de Propostas que irá acontecer no dia 30 de julho, às 10h, na Câmara de Vereadores: “Este é o resultado do nosso primeiro ano de trabalho e que foi balizado pelos debates produtivos que realizamos em todas as nossas reuniões do Conselho Superior”, finalizou.

Entre os conselheiros, estiveram presentes:

Manoel Badke, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Felipe Müller, Reitor da UFSM; Ir. Irani Rupolo, Reitora da Unifra; Augusto Kirchhein, Diretor da Ulbra/SM; Luiz Fernando Pacheco, Presidente da CACISM; Andrei Nunes, Presidente da AJESM; Elton Spode, Presidente da Associação Parque Tecnológico; Gen.Div.Sergio Westphalen Etchegoyen, comandante da 3ª Divisão do Exército de Santa Maria; Ten Cel. Jaime Machado Garcia, comandante Regional de Policiamento Ostensivo em Santa Maria; Rodrigo Santos, Presidente da União das Associações Comunitárias (UAC); Antônio Carlos Jordão, Presidente do CORDE Central. Representando os Associados Fundadores da ADESM, estavam: Jorge Aita, Rodoviária de Santa Maria; Ocir Londero, Fertilizantes Multifértil Indústria e Comércio Ltda. Eleitos em assembleia como representantes dos Associados Colaboradores, Leonardo Veiga (Associação Distrito Vivo) e José Antônio Malmann (FEPAM/Santa Maria) também estiveram presentes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo