CidadaniaIgreja

CEBs E FÉ. Em busca de uma solução para crise que atinge os movimentos sociais. É uma das discussões

Por Maiquel Rosauro (texto e foto), da assessoria de imprensa do evento

CEBs buscam solução para a crise nos movimentos sociais

Nancy: “disputa entre elites e movimentos sociais”

A manhã de sábado, penúltimo dia de atividades do 13º Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), teve início com uma celebração ecumênica no ginásio da Escola Medianeira, em Santa Maria. Centenas de delegados de CEBs de quatro arquidioceses e 14 dioceses estão presentes. Até o final da manhã, foram apresentados os relatos das oito mini plenárias que ocorreram na sexta-feira em paróquias de Santa Maria.

Uma das oficinas realizadas foi “As CEBs e os Movimentos Sociais”, que ocorreu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria. Uma das organizadoras da mini plenária foi a pastora metodista Nancy Cardoso, de São Leopoldo. Segundo ela, há uma disputa entre as elites e os movimentos sociais.

– As elites se reorganizaram e enfraqueceram os sindicatos. Houve uma reforma das lutas de classe, através de propostas populares as elites se realocaram e terceirizaram as formas de ação de ação social através das ONGs – avalia a pastora.

O repasse de recursos públicos, sobretudo, para as ONGs e a terceirização do espaço público seriam algumas das formas de dominação sobre o povo.

– Temos que rever os nossos objetivos. É preciso um novo modelo de poder popular no Brasil. Os movimentos sociais estão sofrendo muito – argumenta Nancy.

O 13º Encontro Estadual de CEBs teve início na quinta-feira em Santa Maria, sendo organizado pela CNNB Regional Sul 3, Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Sul e Arquidiocese de Santa Maria. Participam representantes da Igreja Católica, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Metodista e religiões de matrizes africanas. O evento termina na manhã de domingo.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo