CidadaniaIgreja

CEBs E FÉ. Em discussão, os “profetas e profetistas”

Bastante participação na plenária que debateu o tema do profetismo. E também dos profetas

Por Maiquel Rosauro (texto e fotos), da assessoria de imprensa do evento

Ser profeta hoje é uma ação comunitária

Irmã Lucia Weiler: “Rede Mística Feminina do Meio Popular é um exemplo de profetismo”

Dezenas de delegados de CEBs estiveram presentes na Igreja São José do Patrocínio, em Santa Maria, na sexta-feira. Eles participaram da mini plenária “Profetas e Profetisas de ontem e hoje”. A oficina fez parte da programação do 13º Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que teve início na quinta-feira.

O tema foi introduzido pelo padre Leo Konzen, de Santo Ângelo, e pela irmã Lucia Weiler, de Porto Alegre. No entendimento deles, os profetas de hoje não são apenas um único indivíduo, mas surgem através da ação comunitária.

– Assim como no tempo da Bíblia, hoje ainda existem profetas. Nos dias atuais o profetismo não costuma se manifestar apenas em uma única pessoa, mas em grupos de pessoas – explica padre Leo.

Conforme a irmã Lucia, um exemplo de profetismo é a Rede Mística Feminina no Meio Popular, que completa 25 anos no Estado em setembro. Ela também cita alguns nomes que podem ser chamados de profetas do nosso tempo, como o irmão marista Antônio Cechin e sua irmã Matilde Cechin, Dom Helder Câmara, Dom Pedro Casaldáliga, o frade carmelita holandês Carlos Mesters e a pastora metodista Nancy Cardoso.

– Temos o profetismo coletivo e o anônimo. A rede de profetas é a única capaz de articular uma mudança na sociedade de hoje – afirma irmã Lucia.

O 13º Encontro Estadual de CEBs segue até domingo, no ginásio da Escola Medianeira, em Santa Maria. O evento é organizado pela CNNB Regional Sul 3, Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Sul e Arquidiocese de Santa Maria. Participam cerca de 1,6 mil delegados de CEBs representantes da Igreja Católica, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Metodista e religiões de matrizes africanas.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo