CidadaniaIgreja

CEBs E FÉ. O fortalecimento passa pela economia solidária, pensa a irmã Lourdes, do Projeto Esperança

Por Maiquel Rosauro (texto e foto), da assessoria de imprensa do evento

Fortalecimento das CEBs passa pela Economia Solidária 

Irmã Lourdes Dill: “consumo ético, o comércio justo e a partilha dos bens a serviço de todos”

A Economia Solidária foi destaque no penúltimo dia de atividades do 13º Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em Santa Maria. No início da tarde deste sábado, no ginásio da Escola Medianeira, a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, realizou uma rápida palestra no qual destacou a ligação entre CEBs e Economia Solidária.

– Não podemos por um lado nos apaixonar pelas CEBs e por outro lado levar nossa economia para o capitalismo ou para as multinacionais. Nós da Economia Solidária queremos criar o consumo ético, o comércio justo e a partilha dos bens a serviço de todos – explicou a irmã.

A Economia Solidária na Arquidiocese de Santa Maria trabalha com 260 grupos organizados, que corresponde a 5,5 mil famílias organizadas em rede em 34 municípios e mais de 22 mil pessoas beneficiadas. O trabalho é realizado junto à agricultura familiar, primando por uma nova forma de organização e produção ecológica.

Há duas semanas, foi realizado no município a 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Segundo a Brigada Militar, 170 mil estiveram presentes nos três dias de evento.

O 13º Encontro Estadual de CEBs teve início na quinta-feira em Santa Maria. Na sexta-feira, foram realizadas oito mini plenárias nas paróquias da cidade, tendo como base o tema do evento “Justiça e Profecia a Serviço da Vida” e o lema “CEBs Proféticas e Missionárias na Vivência do Reino”.

No sábado, o dia foi de relatos das plenárias e reflexão sobre o tema com o padre Vileci Vidal. Já na manhã deste domingo, a partir das 8h15min, ocorre a Leitura para aprovação da Carta do 13º Encontro de CEBs e dos compromissos assumidos pelo Regional Sul 3 e CNBB. A celebração de encerramento ocorre às 10h, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, sendo presidida por Dom José Clemente Weber.

O evento é organizado pela CNNB Regional Sul 3, Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Sul e Arquidiocese de Santa Maria. Participam cerca de 1,6 mil delegados de CEBs representantes da Igreja Católica, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Metodista e religiões de matrizes africanas.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo