CampanhaEleições 2012JornalismoPolítica

CONFRONTO. Daqui a pouco, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura. Confira todos os detalhes

A promoção é da rádio Santamariense, do jornal A Razão e da TV Santa Maria. A mediação será do jornalista Airton do Amaral Leal. Você pode conferir, ao vivo, na rádio (e também na rádio Imembuí e na Nativa FM, que estarão em cadeia) e na TV (canal 19, Net). Ou ainda pela internet, no endereço www.santamaria.tv.br.

É o primeiro confronto entre os candidatos a prefeito de Santa Maria. O editor vai acompanhar, também, e você terá a avaliação na coluna Observatório, publicada na edição de sábado de A Razão e na madrugada do mesmo dia, também neste sítio. Agora, confira a expectativa do quinteto de pretendentes à Prefeitura e todos os detalhes do debate que começa daqui a pouco, às 8 da manhã. A reportagem é de Maurício Araújo. A seguir:

 “Candidatos prontos para o debate

Candidatos à Prefeitura ressaltam que estão preparados e confiantes para o debate de hoje

Os cinco candidatos à prefeitura de Santa Maria afirmaram, em entrevistas, que estão prontos e tranquilos para o primeiro debate político da cidade, visando às eleições municipais. Mostrar propostas, esclarecer dúvidas e apresentar sugestões de governo serão os principais argumentos dos candidatos. Confira quais são as expectativas dos candidatos ao Executivo.

Helen Cabral- De acordo com Helen Cabral, ainda ontem um grupo que trabalha em sua campanha iria reunir-se com a candidata para conversar a respeito do debate e alinhar algumas propostas. Para ela, o debate se configura como uma ferramenta importante para clarear e elucidar a população. Apesar de nunca ter participado de um debate para majoritária, Helen se diz tranquila e preparada para enfrentar seus oponentes e, principalmente, apresentar propostas e planos para a cidade. “Acho realmente muito importante o debate. Vamos apresentar projetos e propostas. Estou tranquila, preparada e pronta para ele”, afirma Helen.

Tiago Aires – O candidato do PSOL, Tiago Aires, também afirma estar tranquilo com a situação. Apesar de ser o mais novo entre os candidatos, o estudante acredita que pode trazer um diferencial para a cidade. No debate, Aires pretende expor posições sobre temas bastante polêmicos na cidade, como o transporte público. Para ele, o debate é propício para esclarecer ideias e circunstâncias, além de apresentar propostas governamentais. A administração anterior e a atual também serão questionadas, afirma o esquerdista. “Estamos preparados. Com posicionamentos e propostas. Temos conhecimento dos governos anteriores. Vamos manter o alto nível e trazer assuntos importantes para Santa Maria”, confirma Tiago Aires.

Jorge Pozzobom- O tucano Jorge Pozzobom (PSDB) foi o único dos candidatos que confessou ansiedade para o encontro. Para ele, não é possível estar totalmente tranquilo, pois sempre existem questões para serem pensadas. De acordo com o deputado estadual, organizar as propostas e mostrar aos cidadãos as posturas e projetos, são maneiras de fazer um debate propositivo, na qual, afirma o parlamentar, o maior beneficiado é a população. “Estou convicto que será um debate sério. Vou apresentar propostas e ideias e mostrar o que eu já fiz e o que pretendo fazer por Santa Maria. Espero, e quero ter fé, que nenhum candidato será ofensivo. O debate pode ser acalorado, mas com respeito”, antecipa Pozzobom.

Jeferson Cavalheiro- O candidato do PSTU, Jeferson Cavalheiro, acredita estar preparado para enfrentar seus adversários na disputa eleitoral. Trazer questões nacionais e debater estes assuntos será uma das estratégias de Cavalheiro. Com questões propositivas e relacionadas ao trabalhador, o candidato pretende, também, levantar assuntos como o transporte público e saúde. Sendo estas, as principais bandeiras dele. “Sou um trabalhador, pego ônibus, ando pelas ruas, sei bem quais as necessidades da população, pois vivo isso diariamente. Quero colocar nossas ideias e propostas neste debate. Tenho certeza que será muito bom”, adianta o candidato do PSTU.

Cezar Schirmer- O prefeito Cezar Schirmer, que tenta a reeleição, espera que o debate seja propositivo e construtivo. Para ele, o debate é sempre bom, pois traz informações extras e questões que nem sempre são discutidas. “Vou expor minhas ideias e propostas, além das ações. Essa será a linha que devo seguir”, finaliza Cezar Schirmer.

Como funcionará o debate: regulamentos e formatação

O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Santa Maria tem início marcado para às 8h, tendo como local o auditório da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism). Também haverá transmissão ao vivo pela Rádio Santamariense, 630 AM, e TV Santa Maria, Canal 19 da NET. O objetivo dos promotores, com a realização deste debate, é proporcionar aproximação entre os candidatos e seus eleitores e oportunizar que as ideias e propostas de cada um sejam discutidas pela comunidade santa-mariense.

Os candidatos que participarão do debate são: Cezar Schirmer (PMDB), Tiago Aires (PSOL), Jorge Pozzobom (PSDB), Jeferson Cavalheiro (PSTU) e Helen Cabral (PT).

O mediador será o jornalista Airton do Amaral Leal, cabendo a este a abertura da discussão, levando ao conhecimento do público os objetivos da promoção e a condução dos trabalhos até seu término, de acordo com as normas estipuladas pelo regulamento.

A duração do debate será de aproximadamente 2 horas e 30 minutos, garantindo a igualdade de tempo para todos os candidatos. O programa será dividido em cinco blocos. O primeiro e segundo bloco serão temáticos, nos quais os candidatos devem fazer perguntas sobre um tema especifico sorteado no inicio do bloco pelo mediador, dentro destas seis temáticas: saúde, segurança, educação, habitação, desenvolvimento econômico  e infraestrutura e mobilidade urbana. O terceiro e quarto bloco terá tema livre.

Caso houver alguma manifestação direcionada para algum candidato, este terá direito de defesa. O tempo é de 3 min. para aquele que for “diretamente” atingido pela argumentação de seu oponente. A concessão ou não do direito de resposta ficará a cargo do mediador do debate, respaldado pelo conselho editorial do debate formado por Alexandre de Grandi, Gaspar Miotto e José Mauro Baptista. Caso este candidato não deseje manifestar sua posição naquele momento, perderá o direito de fazê-la posteriormente.

O controle do tempo para cada candidato será devidamente cronometrado e realizado por pessoa indicada pelos promotores. Cada candidato terá direito a ter dois assessores, mais o presidente do seu partido. Será permitido o acesso destes assessores ao candidato durante o intervalo comercial, que será de aproximadamente quatro minutos. O candidato fará apenas uma pergunta para outro candidato. Um oponente por bloco, não podendo fazer mais de uma pergunta para o mesmo candidato.

Todo o regulamento do debate pode ser acessado em www.arazao.com.br.

Como será a formatação do debate

No primeiro bloco, feita a abertura pelo mediador e obedecendo o sorteio prévio já realizado na presença dos candidatos ou de seus representantes, cada candidato terá a limitação de 03 min. para uma exposição inicial. Ordem do bloco inicial, conforme sorteio prévio: 1 – Jeferson Cavalheiro (PSTU); 2 – Jorge Pozzobom (PSDB); 3 –  Helen Cabral (PT); 4 –  Cezar Schirmer (PMDB) e 5 –  Tiago Aires (PSOL).

No segundo bloco, conforme a ordem sorteada, os candidatos farão perguntas entre si (uma para cada) com direito a réplica e tréplica, tendo 01 min. para a pergunta, 03 min. para a resposta, 02 min. para a réplica e 1min para tréplica. Os candidatos não podem perguntar para um candidato que já tenho sido questionado anteriormente, dentro deste mesmo bloco. Dessa forma, não repete candidato questionador e questionado no mesmo bloco. Ordem do segundo bloco, conforme sorteio prévio: 1 – PSDB, 2 – PSOL, 3 – PT, 4 – PSTU E 5 – PMDB.

No terceiro bloco, conforme a ordem sorteada, os candidatos seguem fazendo perguntas entre si (uma para cada), observando a ordem de sorteio, tendo 01 min. para pergunta, 03 min. para a resposta, 02 min. para a réplica e 01 min. para a tréplica.  Ordem do terceiro bloco, conforme sorteio prévio: 1 – PSOL, 2 – PT, 3 – PMDB, 4 – PSDB, 5 – PSTU.

No quarto bloco, conforme a ordem sorteada, novamente os candidatos voltam a fazer perguntas entre si (uma para cada), observando a ordem de sorteio, tendo 01 min. para pergunta, 03 min. para a resposta, 02 min. para a réplica e 01 min. para a tréplica.  Ordem do bloco, conforme sorteio prévio: 1 – PSOL, 2 – PT, 3 – PSTU, 4 – PMDB, 5 – PSDB.

No quinto e ultimo bloco, conforme a ordem sorteada, os candidatos fazem perguntas entre si (um para cada), observando a ordem de sorteio, tendo 01 min. para pergunta, 03 min. para a resposta, 02 min. para a réplica e 01 min. para a tréplica. Ordem do quinto bloco, conforme sorteio prévio: 1 – PMDB, 2 – PT, 3 – PSDB. 4 – PSTU, 5 – PSOL. Ainda neste bloco, conforme a ordem sorteada, cada candidato terá 03 min. para considerações finais. Ordem do bloco final, conforme sorteio prévio: 1 – PSTU, 2 – PMDB, 3 – PSOL, 4 – PSDB, 5 – PT.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo