LUNETA ELETRÔNICA. Cerco ao reitor, meio 13° em julho, campanha pró-Fundae, mais 2,7 mil vacinas
* Os grevistas da UFSM, que OCUPARAM o prédio da Reitoria na manhã passada, e pretendem lá ficar pelo menos até o fim da tarde desta terça, deixam claro o objetivo.
* Querem cercar o reitor. Ou o intimar (o sítio utilizou, antes, a expressão ultimato). Ou, até, constranger – o sentido do termo pode ser o literal ou não, cada um escolha o seu.
* Mas o fato é que pretendem obrigar Felipe Muller a manifestar-se publicamente sobre temas que têm mais natureza política que educacional. Enfim, a palavra é do reitor.
* Ah, são quatro pontos sobre os quais os grevistas querem porque querem que o reitor se manifeste. Sobre três deles Muller até já falou: ameaça de corte de ponto, “ratificação pública à greve” e “posicionamento público sobre os direitos dos estudantes grevistas”.
* Outro dos pontos, bem, esse obviamente está fora da alçada da reitoria, até onde vai o conhecimento deste editor.
* Quem define o calendário escolar (e portanto poderia “não encerrá-lo antes do final das negociações da greve) é o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – e não o reitor.
* Olha a boa notícia para os barnabés municipais: a prefeitura antecipa para 20 de julho o pagamento de metade do 13° salário.
* Segundo nota da Coordenadoria de Comunicação, o prefeito decidiu fazer essa benesse, “após análise do desempenho do Tesouro Municipal, no que se refere à arrecadação… que permitiram a reserva de aproximadamente R$ 6 milhões”.
* A Fundae lançou, na Câmara de Vereadores, nesta terça, ao usar a Tribuna Livre, campanha de mobilização visando evitar o fechamento da Fundação.
* No parlamento estiveram, também, alunos e ex-alunos contemplados com cursos oferecidos pela instituição, nas áreas sócio-profissionalizantes, artísticas, esportivas, de artesanato e geração de renda.
* A Fundae queixa-se de estar retidos, pela Justiça, milhões de Reais, apesar de ter cumprido fielmente contrato com o Detran. A retenção vem desde a Operação Rodin, em 2007.
* De lá para cá,mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas indiretamente pelos cursos oferecidos pela fundação e, até agora, em junho, foram 15 mil beneficiados diretos.
* “Não deixe essa história se apagar. Não deixe a Fundae aparecer”. É o que consta em adesivo distribuído para disseminação da campanha.
* Os edis aprovaram o envio de moção de solidariedade e apoio à manutenção da Fundação. O documento será enviado a presidência da Assembleia e ao Governador.
* Chegaram, na tarde passada, mais 2,7 mil doses da vacina contra a Gripe A – entregues pela Coordenadoria Regional de Saúde ao município.
* Essas doses foram enviadas aos sete postos (para saber quais e seu horário de funcionamento, clique AQUI), onde, seguindo orientação da secretaria municipal de Saúde, poderão ser acessados por toda a população, mesmo a fora dos grupos de risco.
Corrigindo: “não deixe a FUNDAE desaparecer”