CidadaniaEstado

PARTICIPAÇÃO POPULAR. Eleitor chamado a definir prioridades regionais para entrar no Orçamento 2013

Será nesta quarta-feira, em todo o Estado, o ato principal do Processo de Participação Popular no Rio Grande do Sul. Há um punhado de urnas disponíveis nas comunas (Santa Maria inclusive), e também a possibilidade de participar via internet. Tudo para eleger as prioridades regionais a serem apostas ao projeto de Orçamento que o Palácio Piratini enviará à Assembleia Legislativa em meados de setembro.

Mas, como se chegou até aqui? Foram inúmeras assembleias municipais em todas as comunas e 28 Fóruns Regionais. Cálculos oficiais indicam a participação de mais de 70 mil pessoas. Ao final, elaboraram-se as cédulas de votação no processo que encerra nesta quarta, 4 de julho.

Os eleitores são convidados a definir as prioridades de cada região, dentre as colocadas à disposição, após as assembleias. A votação em urna acontece das 9 da manhã às 6 da tarde. Pela internet começa antes, às 8 da manhã, e termina mais tarde, à meia noite. E até via SMS será possível votar.

Quer saber mais? Confira o material da assessoria de imprensa do Palácio Piratini – com outros links lá embaixo. A reportagem é de Carine Prevedello. A seguir:

População do Estado vota projetos prioritários do Orçamento 2013 na quarta-feira

Todos os cidadãos gaúchos que possuem título eleitoral poderão participar na quarta-feira (04) da definição dos projetos regionais para o Orçamento Estadual 2013. A Votação de Prioridades, que ocorre em todo o Estado, é uma das etapas finais da discussão participativa do Orçamento do Estado. Em 2011, 1 milhão 134 mil pessoas deram o seu voto, o equivalente a 14% do eleitorado gaúcho.
“Milhares de gaúchos e gaúchas já participaram das plenárias regionais do Orçamento Participativo, honrando o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã que nosso governo está instituindo progressivamente no Estado. Vamos a partir da consciência que adquirimos neste debate, escolher aquela prioridade mais importante para a vida cotidiana, para a organização de cada comunidade e para o desenvolvimento da região”, afirma o governador Tarso Genro, em vídeo no qual convida a população à votação (
AQUI). O chefe do Executivo votará, às 8h30, no Palácio Piratini.
Voto em urna, internet e celular
Os eleitores podem votar em até quatro projetos regionais, e em até duas prioridades estratégicas. Na votação presencial, as cédulas estarão disponíveis em milhares de urnas distribuídas em todos os municípios gaúchos. Os cidadãos também poderão votar pela internet, através de um sistema que estará instalado a partir das 8h desta quarta-feira (04), no Portal da Participação (
www.participa.rs.gov.br)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PARA CONHECER A CÉDULA DA REGIÃO CENTRAL, CLIQUE AQUI .

PARA SABER COMO VOTAR PELA INTERNET, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo