AssembleiaCidadaniaEstado

PARTICIPAÇÃO POPULAR. Líder do governo na AL conclama cidadãos a participar da votação, quarta-feira

Vem aí mais uma edição do Processo de Participação Popular, nesta quarta-feira, dia 4. É uma das formas de a população gaúcha interferir na elaboração do Orçamento do Estado, a ser enviado em outubro à Assembleia Legislativa, pelo Governo do Estado.

Em Santa Maria e região também serão votadas as prioridades previamente escolhidas em amplas reuniões municipais e regionais. A propósito do processo, que culmina com a votação dos cidadãos, confira material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo no parlamento gaúcho. A seguir:

Quarta é dia de votar as prioridades do Orçamento 2013

Na próxima quarta-feira-feira (4), ocorre em todo o Rio Grande a votação de prioridades do Orçamento 2013 do Estado. A votação define o investimento de recursos públicos nas regiões gaúchas. Ao todo, são 422 projetos distribuídos nos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do RS, com a destinação de R$ 165 milhões da verba do Orçamento de 2013. A votação deste ano tem como grande novidade a possibilidade de ser feita através de dispositivos móveis, como celulares e smartphones, além das cédulas, que estarão disponíveis nas prefeituras e prédios municipais e estaduais, além das agências do Banrisul.

O deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia, esteve reunido nesta semana com o coordenador da Participação Popular na região Central do Estado, Paulo Conceição, e ressalta a importância do processo. “A participação da sociedade gaúcha é algo muito caro para o governo do Estado. Por isso, cada vez mais a Secretaria de Planejamento está aperfeiçoando o processo, adaptando-o também à participação virtual e às novas tecnologias. Convidamos todos gaúchos e gaúchas a participar e fazer valer a sua cidadania”, destacou ele, que acredita que a votação de prioridades vai superar os números do ano passado, quando mais de 1,1 milhão de gaúchos participaram do processo.

O secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), João Motta, explica que cada cédula terá um máximo de 20 projetos prioritários, definido pelas plenárias realizadas em cada uma das regiões do Estado, e também as prioridades estratégicas discutidas nas assembleias municipais. “A votação é uma das etapas finais do ciclo de debates sobre o Orçamento do Estado 2013, que nesse ano tem como novidade a utilização do telefone celular”, informou Motta, que também esclarece que cada eleitor poderá votar em quatro demandas e duas prioridades estratégicas.

Nos locais de votação, o processo se estenderá das 9h às 18h. Já pela internet, que pode ser feita ser feita através do site www.participa.rs.gov.br, o horário será das 8h às 24h. Os aparelhos telefônicos que não possuem a tecnologia de acesso à internet, haverá um sistema de votação por mensagem (SMS) com os códigos dos projetos, que estarão disponíveis no portal.

O processo de participação popular será concluído no dia 15 de setembro com a entrega da peça orçamentária para a Legislativo gaúcho.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo