CongressoPolítica

SERÁ ’ENFORCADO’? Demóstenes, ex-arauto da ética, vai ao cadafalso daqui a pouco, às 10 da manhã

Demóstenes (com seu advogado): de ex-arauto da ética a quase defenestrado do Senado (foto ABr)

Depois de dois meses, desde o início do processo, ao qual o cara teve amplo direito de defesa, encerra no plenário do Senado daqui a pouco, às 10 da manhã, o procedimento que pode (deve?) levar à cassação do senador Demóstenes Torres.

Eleito pelo DEM de Goiás, arauto da ética (até que se descobriu suas ligações com o notório Carlinhos Cachoeira, com quem “editou” várias reportagens da ex-revista Veja), era cotado até para concorrer à Presidência da República. Agora, seu mandato está por 41 votos. Essa é a quantidade necessária para que seja defenestrado do Senado. A quase totalidade dos analistas entende que, não obstante o voto secreto, a sorte dele está selada.

Aliás, uma curiosidade, trazida pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, é bastante apropriada para o momento. Em ocasião anterior, quando ainda era considerado um bastião da moralidade, Demóstenes… Bem, leia você mesmo, a seguir:

Ao julgar Renan, Demóstenes abriu voto secreto

Uma decisão tomada pelo ministro Celso de Mello, do STF, inaugurou no Senado uma polêmica sobre a sessão de julgamento de Demóstenes Torres, marcada para esta quarta-feira (11). No despacho, o ministro negou um pedido do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que queria tornar público o seu voto.

O advogado de Demóstenes, Antonio Carlos de Almeida ‘Kakay’ Castro, saboreou a decisão: “A Constituição é expressa nesse ponto. O voto é secreto. Agora, o ministro Celso de Mello evidencia ainda mais a questão ao reforçar que, para o Supremo, o voto é secreto. Portanto, não há dúvida.”

O debate tem um quê de hipocrisia. Em 5 de dezembro de 2007, foi a voto no plenário do Senado um pedido de cassação do mandato de Renan Calheiros. Nesse dia, Demóstenes subiu à tribuna e fez questão de abrir o seu voto. Era o segundo julgamento de Renan. E Demóstenes despejou seu veredicto sobre o microfone:..”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Sim; foi “enforcado”;…agora tb deverão subir ao “cadafalso” os quadrilheiros do “Mensalão”;…espero que também sejam “enforcados”, hehehehehehe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo