Trabalho

TRABALHO. Será o Brasil um país de advogados? Eles são 730 mil. No Rio Grande, passam de 56 mil

De acordo com o Censo 2010, os brasileiros são 190 milhões, em números redondos. Digamos que 60% do total seja a população ativa. Que está (ou deveria estar) no mercado de trabalho. Isso significa um contingente de 115 milhões de cidadãos, homens e mulheres. Tomando por base esses números, é possível afirmar que 0,65% deles são… advogados.

Não é pouca coisa. O editor não tem números científicos a comprovar, mas a tese é objetiva: muito improvavelmente haverá outra profissão de nível superior com tantos profissionais no mercado. Quem tiver outra informação, bueno, que a apresente.

Mas, e os advogados? Ah, os números são da Ordem dos Advogados do Brasil. Eles são, até a última segunda-feira, exatamente 729.025, em todo o País. E há, ainda, um contingente de 65.195 estagiários. O Rio Grande do Sul só perde, nessa estatística oficial, para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os advogados gaúchos somam, entre profissionais e estagiários, 56,5 mil, em números redondos.

Você quer saber mais? Acompanhe material originalmente publicado no sítio especializado Espaço Vital. A seguir:

1, 2, 3… são 729 mil advogados no Brasil !

O Conselho Federal da OAB passou a divulgar em seu saite, desde ontem (terça, 17), as informações sobre a quantidade de advogados divididos por gênero. 

Os dados, que serão atualizados diariamente, estão disponíveis no ícone Quadro de Advogados, que traz o total de profissionais atuando na Advocacia por Estado da Federação, o número de estagiários com a carteira da OAB e o total de advogados que possuem carteiras suplementares.

Até o dia de ontem (terça,17), o Brasil possuia um total de 729.025 profissionais nos quadros da OAB, sendo 329.466 do sexo feminino e 399.559 do sexo masculino. Do total de 65.195 estagiários que possuem a carteira da Ordem, 33.695 são do sexo feminino e 31.500, do sexo masculino…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo