ConsumidorEconomiaTrabalho

ECONOMIA. Há cinco anos consumidor não estava tão otimista. E desemprego é o menor em 2010

São mesmo duas boas notícias, que, penso, noutras circunstâncias cronológicas (antevéspera de eleição, para ser mais preciso), até mesmo os mais ferrenhos (e legítimos) adversários do governo comemorariam. Afinal, quem não gosta dever o seu país bem?!

Me refiro especificamente a dois índices divulgados nesta quinta-feira. Um, da Fundação Getúlio Vargas, dá conta que os consumidores brasileiros estão cada vez mais OTIMISTAS com a situação econômica do País. Somente em junho de 2005 houve sentimento semelhante, em relação ao desempenho do País.

Se o material coletado pela FGV pode conter uma certa dose de subjetivismo, bastante objetivo é o outro número divulgado nesta quinta. Trata-se do levantamento mensal do índice de desemprego, aferido pelo IBGE. Sobre esse, especificamente, acompanhe material produzido e divulgado pela Agência Brasil. A reportagem é de Isabela Vieira. A seguir:

Desemprego no Brasil cai, em junho, para o menor nível do ano

A taxa que mede o desemprego no país caiu 0,5 ponto percentual em junho na comparação com maio, fechando o mês em 7%. O índice foi divulgado há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho de 2009, que registrou taxa de 8,1%, a redução foi maior: 1,1 ponto percentual.

Entre maio e junho, 117 mil pessoas deixaram de procurar emprego. Isso refletiu o recuo de 6,6% da população desocupada no mês, estimada em 1,6 milhão de pessoas. No acumulado do ano, a queda já chega a 11,8%. A população ocupada, que soma 21,9 milhões de pessoas, se manteve praticamente inalterada entre maio e junho, crescendo 3,5% em relação a o mesmo período do ano passado.

O rendimento médio do brasileiro também melhorou no período, crescendo 0,5% de um mês para o outro, fechando junho em R$ 1,423 mil. Na comparação com mesmo mês de 2009, o aumento foi de 3,4%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Segundo a Cristiane Pelagio é porque é período de férias e a procura de empregos é menor! Alguém pode me explicar isso?
    Me ajuda Márcio Dutra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo