Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Candidato a vereador sem nome para a Prefeitura sofre mais. Um drama adicional do PMDB

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça-feira, 1º de março, no jornal A Razão:

Presta atenção: até o vice usa o número do prefeito – que é o que ajuda edis (Foto Arquivo)
Presta atenção: até o vice usa o número do prefeito – que é o que ajuda edis (Foto Arquivo)

Sem o “15”, vereadores do PMDB sofrem mais

Não se trata de invenção claudemiriana: candidato a prefeito puxa voto também para a Câmara. O número do partido aparece toda hora e os votos na legenda são fundamentais numa eleição proporcional. Em Santa Maria, pela ordem, PT (13) e PMDB (15) são os partidos que mais ganharam com isso, historicamente, por conta dos embates que tiveram nas últimas cinco eleições. Na última, também o PSDB (45) se beneficiou da circunstância.

Dentre os grandões, o problema maior, agora, é o do PMDB. O partido quer no mínimo manter sua representação no legislativo. Mas, sem candidatura própria, irá a reboque de um parceiro (que terá o próprio número – e não o 15), dificultando bastante a vida dos candidatos.

É no que estão pensando alguns dos supostamente fortes nomes da legenda, inclusive ocupando cargo de secretário, e que podem desistir, mantendo apenas sua militância política e a posição no governo, até o final do mandato de Cezar Schirmer.

SCHIRMER NO TCE?

O tema é recorrente em conversas com peemedebistas locais. Eles não se mostram muito confiantes, mas não escondem que gostariam de ver Cezar Schirmer no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Seria um prêmio final para uma longa carreira política, mas a decisão caberá unicamente ao governador José Ivo Sartori e à Assembleia.

O PP NÃO APOSTA

Curiosamente, a possibilidade (ainda que improvável) de o prefeito municipal virar conselheiro do TCE não é assunto no PP. Isto é, não há um só dirigente com quem o colunista tenha conversado que conte com isso – o que daria o comando do governo municipal, e tudo o que disso decorre, ao atual vice, o pepista José Farret.

O SECRETARIADO….

A Razão publicou no final de semana a relação dos possíveis secretários que se afastam em abril, com o objetivo de concorrer a uma vaga na Câmara. São seis: Silvana Guerino (ainda sem partido), Miguel Passini (PDT), Paniz Júnior (PP) e os peemedebistas Tubias Calil, Adelar Vargas e Magali Marques da Rocha.

…QUE APAGA A LUZ

Ainda que um ou mais desista, ou outros resolvam concorrer, o fato é que Cezar Schirmer terá que obrigatoriamente fazer uma escolha que implica em mudar quase um terço do primeiro escalão: optará por técnico ou os segundo de cada pasta ou indicará político? Seja quem for, estará com ele, no dia 31 de dezembro, apagando a luz do governo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo