HistóriaMemóriaPolítica

HISTÓRIA. Jango “de volta pra casa”, nesta sexta

22 dias após chegar a Brasília, com honras militares, corpo de Jango volta para São Borja
22 dias após chegar a Brasília, com honras militares, corpo de Jango volta para São Borja

É feriado em São Borja, nesta sexta-feira. Foi decretado pela prefeitura. E há uma razão bem fundada para isso. A cidade, tal qual aconteceu em 14 de novembro (quando não foi feriado), vai parar. Agora, para receber de volta os restos mortais do ex-presidente João Goulart, que será re-enterrado (reinumado, seria a palavra correta) no Cemitério Jardim da Paz.

Mas, antes, haverá uma série de atos, inclusive em Brasília, para onde foi e de onde volta, na manhã desta sexta. Mais detalhes de tudo isso você encontra no material originalmente publicado no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A reportagem é de Juliana Braga, com foto de Marcello Casal Jr, da Agência Brasil. A seguir:

Restos mortais de Jango voltam nesta sexta para São Borja

Os restos mortais do ex-presidente João Goulart, em Brasília desde 14 de novembro, retornam para São Borja nesta sexta-feira (6). Deposto com o golpe militar de 1964, Jango, como era conhecido, foi exumado para que sejam esclarecidas as circunstâncias da sua morte.

O ex-presidente morreu em 1976, supostamente de infarto, mas, para a família, ele foi assassinado. De acordo com a Polícia Federal, os resultados dos exames realizados por peritos só devem ser conhecidos em oito meses.

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) informou que os restos mortais serão levados de volta para São Borja em um avião da Força Aérea Brasileira. O embarque está previsto para as 7h30.

De acordo com a SDH, o desembarque no aeroporto municipal de São Borja está previsto para as 11h. De lá, os restos mortais seguirão em cortejo para a Igreja Matriz da cidade, para uma missa de corpo presente, por volta das 15h30. Segundo a secretaria, a prefeitura decretou feriado no município.

A reinumação (designação para o novo enterro) está marcada para as 16h30, no Cemitério Jardim da Paz. Todos os deslocamentos feitos em São Borja serão acompanhados pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul e pelas Forças Armadas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo