Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

Alma farroupilha (II) – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Aos dois dias para vinte de setembro do ano de dois mil e doze, volto a estas linhas para homenagear a data em que comemoramos a revolução farroupilha. Aquela da aurora precursora, da liberdade. Do valor, da ímpia e injusta guerra, do modelo a toda terra.

Somos um povo forte, aguerrido e bravo, que além de livre, investe-se de virtude, no intuito de não ser escravo. Apadrinhado em manto e poncho, amasiado ao amargo, honra a tua bandeira, gaúcho de alma fandangueira.

Ao lombo do tostado leva a vida tropeando sonhos, acalentados ainda naquela ímpia e injusta guerra. Povo de tantas façanhas, peão de estância, nascido no galpão, que desde criança conhece a sua tradição.

E da nossa história, que o poeta não me deixa mentir, faço eco ao eternizado por Berenice Azambuja, e quando alguém perguntava do que ele mais gostava. O velho dizia assim: churrasco e bom chimarrão, fandango, trago e mulher. É disso que o velho gosta é isso que o velho quer.

Dentre as trovas mais lindas que enaltecem nosso pago pra quem tem alma nos bastos, atrevo-me a parafrasear, acalanta o gaúcho saber que seu povo de tanto gastar sovéus perdeu a conta dos calos, é o mesmo que ajeita os cavalos à serventia dos bastos, trazendo em si as autoras de arrasto.

Aqui já fomos maragatos e chimangos, hoje em paz, abaixo do tapeado, sombreamos nossos sonhos, encilhados ao desejo de não servir de escravo. Habitantes do arreio, senhores do estribo.

Do trovador que enalteço, quem não o conhece, o fiz apresentar, e o velho da Berenice, que se soltou ao pago, tem na prenda um afago, e um piazito quer ter. É a alma em esperança, que lhe traz a confiança do gaúcho farroupilha, que não enfeita cartões postais, mas encilham baguais, tropeando o destino, golpeando um sonho antigo: povo que não tem virtude acaba por ser escravo!

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

[email protected]

@vitorhugoaf

Referência:

BARBOSA, Loresoni da Rosa. In: Pra quem tem alma nos “basto”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo