Arquivo

“Guerra civil”. Em seis dias, mortos passam de 150 e feridos já ultrapassam o número 50

Na véspera de completar uma semana, o verdadeiro confronto urbano armado em São Paulo, especialmente na capital, tem um trágico saldo a apresentar: já são mais de 150 mortos, mais exatamente 152, entre bandidos, suspeitos de ser (o Ministério Público e outros que têm pelo menos dois neurônios desconfiam que possam haver muitos inocentes mortos “por engano”), agentes de segurança e até quem nada tem a ver com a história. E, claro, mais de duas centenas de incidências, a maior arte acontecida nos primeiros três dias de refrega.

Leia agora, na nota divulgada pouco antes das 9 da noite, pelo portal Terra (citando a agência de notícias Reuters), o balanço oficial informado pelas forças de segurança paulista. Veja, também, uma informação adicional, sobre a forma de atuar e o tempo em que está agindo o PCC (Primeiro Comando da Capital) – organização criminosa que determinou as quase 240 ações já registradas desde a última sexta-feira, 12 de maio:

”Balanço oficial registra 152 mortos e 239 ataques

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou às 18h desta quinta-feira um novo balanço dos ataques contra instituições públicas e privadas, e servidores públicos de corporações militares, civis e estaduais. Desde sexta-feira foram registrados 239 ataques, 152 mortos – entre policiais, cidadãos e suspeitos – e 54 feridos.

Entre os ataques, de acordo com o balanço, foram 82 a ônibus, 56 a residências de policiais, 17 a bancos e caixas eletrônicos, um a garagem de ônibus, uma estação de Metrô, um a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e outras 135 agressões diversas.

A Secretaria informou que, entre os mortos, estão 107 suspeitos, 23 policiais militares, sete policiais civis, três guardas municipais, oito agentes penitenciários e quatro cidadãos.

Ainda conforme os números oficiais, foram apreendidas 146 armas pelas policiais Civil, Militar e pela Guarda Municipal.


PCC atua há mais de 10 anos nas prisões paulistas

A facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), responsável pela mais mortal onda de violência ordenada pelo crime organizado no Brasil, existe há mais de 10 anos. Acredita-se que a gangue paulista foi fundada, em 1993, na Casa de Custódia de Taubaté.

O grupo é responsável pelas maiores rebeliões nas prisões paulistas nos últimos anos e está ligado ao tráfico de drogas, seqüestro e roubos de bancos, segundo a polícia. Acredita-se que a facção tem apoio de mais de 80% dos presos do Estado.

O PCC tem um estatuto, que exige dos criminosos que passam a integrar a rede lealdade e pagamento de uma contribuição financeira, uma espécie de dízimo. O dinheiro arrecadado tem coordenação única e serve para contratar advogados, resgatar presos e dar apoio financeiro para novos crimes.

Em 18 de fevereiro de 2001, o PCC coordenou 29 rebeliões simultâneas em São Paulo com um saldo de 30 mortos, a grande maioria alvo de disputas entre gangues rivais nas prisões. Em novembro de 2003, por mais de uma semana, o grupo foi responsável pelo ataque contra dezenas de delegacias com metralhadoras, bombas caseiras, escopetas e pistolas. No total, três agentes policiais foram mortos e 12 feridos.

A polícia tenta atacar os meios de ligação entre os integrantes do PCC presos e os criminosos em liberdade. Em várias ocasiões, foram descobertas centrais telefônicas que permitem o ordenamento de mortes, inclusive de policiais, e roubos, além da coordenação do tráfico. O uso de celulares dentro da prisão, já flagrado inclusive por câmeras, é apontado por delegados como principal fator na comunicação entre penitenciárias e facção.”


SE DESEJAR ler mais sobre a “guerra civil” paulista, há vários sites acompanhando bem de perto os acontecimentos. Sugiro quatro deles: Terra – http://noticias.terra.com.br/brasil/guerraurbana/, Folha Online – http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/, Ricardo Noblat – www.noblat.com.br e Josias de Souza – http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/. Não são os únicos, por certo, mas, se lê-los, terá informação e opinião de qualidade. Recomendo!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo