CidadaniaEducaçãoEstado

EDUCAÇÃO. Cursinho pré-vestibular gratuito para os mais carentes. Na região, 420 vagas. Em SM, são 250

Trata-se do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), da secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos. Santa Maria terá suas vagas ampliadas, com a criação de mais um local. No total, serão 250. A novidade é a extensão para outras comunas da região.

No Rio Grande inteiro, haverá a oportunidade para 1,8 terem aulas no cursinho, conforme conta a assessoria de imprensa da SJDH, em texto de Priscila Abrantes. A seguir:

Região Central terá 420 vagas de cursinho pré-vestibular gratuito do Governo do Estado

O sonho de entrar em uma universidade ficará mais próximo para 1,8 mil pessoas de baixa renda, estudantes ou ex-alunos de escolas públicas, de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (3), será assinada a ampliação, para mais 16 municípios, do pré-vestibular gratuito do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). A Região Central do Estado foi contemplada com 420 vagas. Santa Maria, Agudo, São Gabriel e Tupanciretã serão as cidades que irão sediar os cursinhos.

Além da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa que já tem o Universidade Já, agora os santa-marienses poderão contar com o cursinho também na Escola Estadual Margarida Lopes, em Camobi. Em Agudo, onde estão sendo disponibilizadas 70 vagas, as aulas irão ocorrer no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Av. Concórdia, 333, Centro). São Gabriel ganhou 50 vagas na Escola Estadual João Pedro Nunes (Av. Francisco Chagas, 2491, Vila Lima). Tupanciretã também terá 50 vagas no Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus (Rua Vaz Ferreira, 1392, Centro).

Presente desde 2011 em Porto Alegre e Santa Maria, o curso Universidade Já! aprovou 33% e 43% dos estudantes, respectivamente, nas universidades federais dessas cidades no último vestibular de verão. A partir de 9 de outubro, quando começam as aulas, essa oportunidade se abre também para quem mora em municípios menores.

Podem se inscrever pessoas de qualquer idade, que estejam cursando ou tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas, e que tenham baixa renda. As inscrições estarão abertas entre 10 e 28 de setembro por meio do site www.universidadejars.com.br. Não há prova: a seleção é feita considerando a comprovação de renda e o histórico escolar do candidato. O resultado será divulgado no dia 4 de outubro, e as matrículas serão realizadas no dia 8.

O curso tem foco nos vestibulares das universidades federais e no Enem. De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, esta é uma política inclusiva do Governo do Estado. “Muita gente fica de fora das universidades, ou trabalha de dia para pagar com dificuldades uma particular à noite, porque não tem condições de fazer um pré-vestibular e disputar de igual para igual as vagas. O Universidade Já! gera oportunidades de estudar, se formar e realizar sonhos”, afirma Fabiano.

Outro destaque realizado pelo secretário é em relação à qualidade dos professores e do material didático: “São profissionais experientes e sintonizados com as matérias dos vestibulares, além dos polígrafos e material de apoio que não perdem em nada para os pré-vestibulares mais conhecidos”. 

Para o coordenador do Universidade Já!, Jessé Quevedo, o curso é capaz de gerar mudanças concretas na vida das pessoas. “Muitos alunos, ou mesmo gente que parou de estudar há bastante tempo, têm agora a chance real de acessar o Ensino Superior. É uma excelente iniciativa de geração de oportunidades adotada e implementada pelo Governo gaúcho”, avalia.

O Universidade Já! é realizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Neif/Fapeu), que já executa o projeto em Santa Catarina há 9 anos. No Estado vizinho, o curso já atinge 5 mil alunos e tem 64% de aprovação – índice que os coordenadores do projeto pretendem alcançar e superar para os próximos vestibulares.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo