EducaçãoPolíticaTrabalho

EDUCAÇÃO. Marcha com 10 mil pede 10% do PIB

Manifestantes de todo o país estiveram em Brasília, na marcha da manhã desta quarta

O ato aconteceu em Brasília. Foi organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal. A greve dos docentes das instituições federais não aparece mais no noticiário. Ou virou fato secundário. Inclusive porque a caminho do fim.

Mas, o que mesmo se reivindicava na marcha acontecida nesta quarta-feira e que já está em sua sexta edição? Confira no material publicado pelo sítio da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, com informações originais da Agência Brasil e da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) . A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

Marcha cobra 10% do PIB e Piso do Magistério

… A 6ª Marcha pela Educação reuniu de cerca de 10 mil pessoas na capital federal, Brasília, de acordo com estimativas da organização do ato e da Polícia Militar. Com o lema “Independência, Educação de Qualidade e Trabalho Decente”, os professores reivindicam a aprovação do Plano Nacional de Educação com destino de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área, combate à terceirização dos serviços por levar à precarização do trabalho e a efetivação do piso nacional do magistério sem a correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação, proposta defendida pelos governadores.

Atualmente, a legislação determina que o piso dos professores deve ser corrigido de acordo com o percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Vamos alertar as autoridades que não iremos aceitar nenhum retrocesso ou perda de direitos. Vamos recorrer às greves e atos públicos para atingir os nossos objetivos,” disse Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), uma das organizadoras da marcha.

“Defendemos os 10% do PIB para a educação, o piso do magistério, carreira, e aprovação do Plano Nacional de Educação, porque são medidas imprescindíveis para o desenvolvimento do país, que dialogam com o presente e o futuro da nossa nação, da mesma forma que o combate à precarização e à terceirização”, declarou Carmen Foro, dirigente da executiva nacional da CUT, que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo