AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEducaçãoPrefeituraUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. “Greve” estudantil, utilidade pública, sem quórum, Casa de Cultura, cursinho grátis

* Com todo o respeito que merecem as lideranças estudantis da UFSM, mas o cenário, pensa o editor deste sítio, beira o surrealismo.

* Ao fato: conforme nota no sítio da Seção Sindical dos Docentes, ACABOU a “greve dos estudantes” da instituição, conforme deliberação de assembleia realizada na segunda-feira.

* Pois, no encontro, dos 70 estudantes presentes, 36 votaram pela saída imediata, 16 favoráveis à saída unificada com os professores e 7 abstiveram-se.

* Ressalvando que o movimento “grevista” foi aprovado por “600 estudantes” e era em solidariedade ao docente… Bem, cada um conclua como quiser. Ah, uma informação: a UFSM tem 26.420 alunos.

* Sindicato patronal dos lojistas de SM é de “utilidade pública”. Projeto (aliás, o único da Ordem do Dia) nesse sentido foi aprovado nesta terça, na Câmara de Vereadores.

* Enquanto isso, na Assembleia Legislativa gaúcha, como você conferiu AQUI no início da noite, faltou quórum (com a retirada da oposição) para a votação de quaisquer projetos.

* De todo modo, tudo fica para a semana que vem. Só não se sabe ser serão os mesmos cinco (havia 10 em condições para tanto) que os líderes haviam DECIDIDO votar.

* A secretaria de Cultura da comuna apresenta, a partir das 7 da noite, no auditório do Centro Administrativo, os resultados da primeira fase dos projetos de readequação e restauração da Casa de Cultura (foto).

* Ah, em reunião extraordinária ocorrida segunda-feira, o Conselho Municipal de Cultura teve uma apresentação prévia.

* Desde segunda, estão abertas as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo Governo do Estado, o Universidade Já. São 1,8 mil vagas em 18 municípios.

* As inscrições estarão abertas até o dia 28 de setembro e podem ser feitas pelo site http://www.universidadejars.com. As aulas começam no dia 9 de outubro.
* Podem se inscrever pessoas de qualquer idade, que estejam cursando ou tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas, e que tenham baixa renda. Não há prova: a seleção é feita considerando a comprovação de renda e o histórico escolar.

* São 420 as vagas destinadas à região central. Delas 250 em Santa Maria, com dois locais, o colégio Cilon Rosa (Centro) e a escolar Margarida Lopes (Camobi).

* As outras 170 vagas da região são destinadas a Agudo (70, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais), São Gabriel (50, na escolar João Pedro Nunes) e Tupanciretã (50, no Instituto de Educação Mãe de Deus).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo