LUNETA ELETRÔNICA. Ministro no STF, os suspeitos, Assembleia, CPI Porcina, Bolsa Família, Arte e Cultura
* Já se sabe quem será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Uma semana após a aposentadoria de Cezar Peluso, a presidente Dilma Rousseff indicou o substituto.
* Claro que ainda é preciso a avaliação do Senado. Mas isso não deve impedir a nomeação de Teori Albino Zavascki, catarinense de 64 anos e atualmente ministro do Superior Tribunal de Justiça.
* Zavascki nasceu em Faxinal dos Guedes mas sua vida profissional foi toda no Rio Grande do Sul, onde se formou (na UFRGS) e fez mestrado e doutorado.
* Ah, e começou como advogado em Porto Alegre e foi professor, a partir de 1987, na escola em que se graduou. Adiante, foi juiz do Tribunal Regional Federal, antes de chegar ao STJ, nomeado por Lula.
* O editor descrê da possibilidade de equívoco. Assim, o fato é que o Boletim Legislativo 049/2012, com a Ordem do Dia da Câmara, não traz nenhum requerimento.
* Isso mesmo: zeeero dos indefectíveis pedidos de serviço a ser feito pelo poder público. Não é incrível?! Mas, mais incrível ainda seria se outro requerimento fosse feito e aprovado por unanimidade.
* Qual? Um que solicitasse o fim do sigilo acerca da investigação do “vereador candidato à reeleição” que teria distribuído, ilegalmente, vacinas contra a Gripe A.
* Enquanto isso, para desconforto de ao menos dois partidos (um até está se mexendo, ao que o editor soube), todos os 12 candidatos que têm cadeira na Câmara são isso mesmo: suspeitos.
* Também é incrível, não custa realçar, que das 10 matérias APTAS à votação na Assembleia, ao contrário do habitual, apenas uma tem origem no Executivo. Hosanas!
* E, dos outros nove, dois são propostas de Emenda Constitucional. A decisão sobre quantos e quais serão votados esta semana sai da reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora, no final da manhã desta terça.
* Já no Congresso, em Brasília, o destaque está no Senado. A PAUTA DA CASA deverá incluir o Projeto de Lei de Conversão (PLV), que cria novo benefício no Bolsa Família.
* Enquanto isso, a CPI do Cachoeira (ou Porcina, “a que foi sem nunca ter sido), que teria reunião nesta terça, está oficialmente paralisada. Reunião só após a eleição. Cruzes!
* O que não falta é exposição de arte em Santa Maria. O que, aliás, é muito bom. Todas, segundo a Coordenadoria de Comunicação Social, são PROMOÇÃO da prefeitura.
* Uma delas é a que tem o título “Duas Trajetórias”, com obras assinadas por Juan Amoretti e Regina Rigão. Ela vai até dia 18, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM).
* Aliás, no anexo do MASM, tem mais uma: “Micronarrativas de Papel”, com esculturas e histórias em quadrinhos de Fábio Purpe Machado. Ela fica até 5 de outubro.
* O Museu de Arte de Santa Maria se localiza na Avenida Presidente Vargas e funciona de segunda a sexta, das 8 às 12 da manhã e das 2 às 6 da tarde.
* Na Galeria Monet Plaza Arte (no Monet Shopping, das 10 da manhã às 10 da noite), até o dia 30 está Fernanda Bona, com a exposição “Mergulho Pictórico”.
* Por fim, a quarta mostra. Trata-se da exposição “Arte: participação e interação”, de mestrandos de Artes Cênicas da UFSM. É na Sala Iberê Camargo, 2º andar do Arquivo Histórico, de segunda a sexta, das 8 da manhã às 4 da tarde.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.