EducaçãoTrabalhoUFSM

OUTRO OLHAR. A professora primária de 87 anos e a “redoma de vidro” dos docentes grevistas da UFSM

Não, não. Ninguém precisa concordar. Aliás, pode até discordar, rebater e contestar. E vale para tudo o que é publicado neste sítio. Mas, creia, vale a pena conferir mais um ótimo texto do professor e escritor Vitor Biasoli, no seu blogue de nome diferente (mas já explicado) “A louca que passa”.

O tema é recorrente. Trata-se da greve dos docentes da UFSM, que se aproxima dos quatro meses, ainda sem solução. Mas tem a ver também com luta dos trabalhadores. Especialmente os mais antigos e experientes. Confira você mesmo, o trecho a seguir:

 “Redoma de vidro

Uma senhora de 87 anos, professora primária aposentada, me telefona e pergunta a respeito de quando os professores das universidades federais voltarão às aulas. Informada de que o movimento de paralisação continua, ela provoca:

– Vocês pensam que vivem numa redoma de vidro?…

Esta senhora é uma interlocutora privilegiada que tenho – uma interlocutora do mundo que existe além dos muros da universidade federal. Leitora de jornal, espectadora de noticiários de TV, leitora de romances (de Eça de Queirós e Machado de Assis, que não deixa de reler), é uma senhora bem informada.

– Mas o país não está na iminência de ser arrastado numa crise internacional? – pergunta. – Vocês não acham que estão querendo o que nenhuma outra categoria consegue? Onde é que vocês estão?

– Na tal redoma de vidro – eu rebato. E tento reproduzir a argumentação da direção do movimento (pelo menos os argumentos que visam tornar o magistério superior federal uma carreira atrativa), mas desisto. – O movimento paredista ultrapassou a medida do razoável – concluo.

A senhora faz um pequeno silêncio do outro lado de telefone e pergunta se não corro o risco de ser demitido. Respondo que não. O ponto não foi cortado e nem o salário deixou de ser pago regularmente. Então a professora aposentada volta ao seu tema principal: o piso salarial do magistério estadual…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo