EconomiaTrabalho

PROJEÇÃO. Até quando vai a greve dos bancários? Nos últimos cinco anos, a média de duração é 15 dias

Completam-se, amanhã, sete dias de paralisação da categoria bancária – que espera uma manifestação efetiva dos banqueiros, para negociação de reajuste salarial, entre outras reivindicações. Por enquanto, pelo menos em Santa Maria e região, o movimento paredista, embora considerado forte, atinge basicamente as instituições públicas.

Mas, e esta é a pergunta aposta no título desta nota, qual a perspectiva de tempo para a greve? Interessante material foi produzido (e publicado hoje) a respeito (e também com outras informações) pelo jornal O Estado de São Paulo. Vale a pena conferir a reportagem de Luiza Vieira e Marcio Dolzan. A seguir:

Greve dos bancários entra na 2ª semana sem previsão de acabar

A greve dos bancários entra na segunda semana e ainda não tem previsão de acabar. Se depender do histórico recente de paralisações do setor, a mobilização deve durar pelo menos até o fim de semana.

O economista e pesquisador Fernando de Holanda Barbosa Filho, do IBRE/FGV, comenta que as greves dos bancários costumam ocorrer em setembro, quando é definido o dissídio da categoria. Esse seria o período ideal para tentar a renegociação dos contratos.

“A situação econômica do país é boa neste momento, e favorável ao trabalhador. Então o poder de barganha está maior.” Nos últimos cinco anos, foram cinco paralisações do setor – uma a cada ano. Elas passaram a ocorrer com mais intensidade com o fim das fusões entre instituições bancárias. “Antes não compensava para o funcionário fazer uma paralisação. O volume de demissões era alto, e o momento não era propício.”

Com a estabilidade, a greve se tornou uma boa opção para pressionar as instituições a conceder os aumentos. Desde 2008, todos os acordos que puseram fim às greves ficaram no meio-termo, tanto para os bancos quanto para os funcionários…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo