É AGORA. A Razão, na terça, Diário na quarta. São duas pesquisas para agitar os dias finais de campanha

É AGORA. A Razão, na terça, Diário na quarta. São duas pesquisas para agitar os dias finais de campanha - questionário-ibope

Questionário do Ibope está na internet

Que não seja por falta de emoção. E algum exercício. Explico: pesquisa, no Brasil, passou a adquirir uma importância que não é perceptível em outros países. Serve de indicador. Não de definidor. Aqui, esse caráter acaba assumido. Especialmente por quem está na frente – na suposta intenção de voto do eleitor, apurada pelos pesquisadores. E também exigirá, ao lado da estratégia montada internamente, verdadeiro malabarismo dos marqueteiros dos candidatos, procurando extrair, do resultado apurado, os dados que melhor possam ajudar na propaganda de campanha.

Dito isto, ao fato. Teremos dois levantamentos nesta semana final da campanha. O que garante agitação de sobra, faltando poucos dias para o pleito. A primeira será publicada nesta terça-feira, por A Razão (e pelo jornal eletrônico Sul21), contratada à Stúdio Pesquisas, como este sítio antecipou ainda na madrugada de sexta passada – e você pode conferir no “link” disponível lá embaixo deste texto.

A outra será feita pelo Ibope, e será publicada pelo Diário de Santa Maria. Foi REGISTRADA na noite de sexta-feira, no Tribunal Superior Eleitoral e vai custar R$ 34.800 aos cofres do Grupo RBS, que contratou o serviço. A estatística responsável é Márcia Cavallari Nunes.

Atenção: conforme o registro, embora a data de divulgação seja dia 3, não é impossível que seja tornada pública apenas no dia 4. Por quê? De acordo com o protocolo (RS-00387/2012), a coleta de entrevistas pode terminar neste mesmo dia, o que indica, quem sabe, que a RBS-TV seja a responsável pela publicação inicial, na noite de quarta, sobrando ao DSM os detalhes, na quinta. Aguardemos.

De todo modo, o certo é que são 602 entrevistados, que responderão a um amplo questionário, em que será apurada a intenção de voto no modo espontâneo e induzido. Também será aferida a rejeição, entre outros dados. Ah, a margem de erro é de 4%, para mais ou para menos.

PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO QUESTIONÁRIO DO IBOPE, CLIQUE AQUI.

PARA SABER TODOS OS DETALHES DA PESQUISA A RAZÃO/SUL21/STÚDIO, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *