Eleições 2012JudiciárioPolíticaRegião

ELEIÇÕES 2012. Lei da Ficha Limpa afasta mais de 200 candidatos. Ao menos 25 do RS. Cinco da região

A opinião deste editor sobre a lei da “Ficha Limpa” é de todos conhecida. Embora decisão em contrário do Supremo Tribunal Federal, a considera uma excrescência constitucional, pois não abriga pelo menos um preceito fundamental, a presunção de inocência. Dito isto, esbravejar é só o que se pode fazer, pois decisão judicial é preciso cumprir. Ponto.

Assim, e resguardando casos em que há ainda recurso em andamento, inclusive em território gaúcho, o fato é que os Tribunais Regionais Eleitorais afastaram um punhado de candidatos pelo Brasil inteiro. E esse é o objeto de material publicado hoje pelo sítio especializado Congresso em Foco – que traz uma relação completa dos dados informados pelos TREs. No caso gaúcho, somente os candidatos bloqueados (e vários recorrem ainda ao TSE) a prefeito (19) e vice (seis).

Ah, mas há nomes da região. Cinco, para ser mais preciso. Dois da Quarta Colônia, Faxinal do Soturno e São João do Polêsine. Os demais são de Manoel Viana, Novo Cabrais e Nova Esperança do Sul, todos do PP. Lá embaixo você tem um “link” para a lista completa, inclusive com os nomes. Agora, acompanhe a reportagem de Fábio Góis. A seguir:

Os candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa…

Tudo é superlativo na primeira eleição municipal sob os efeitos da chamadaLei da Ficha Limpa, promulgada em junho de 2010 (confira aqui a íntegra da legislação). Milhares de casos de inelegibilidade, boa parte deles relativa à nova legislação, ficarão sem decisão da Justiça Eleitoral mesmo depois do fim das eleições, no segundo turno (28 de outubro). Levantamento nominal feito pelo Congresso em Foco junto a todos os tribunais regionais eleitorais do país mostra que há centenas de candidatos na ficha limpa. Um número que poderá passar dos milhares até o final desta semana. O que provavelmente fará com que várias eleições permaneçam como uma incógnita, com a definição judicial sobre seu resultado acontecendo somente depois de 7 de outubro, e mesmo depois de 28 de outubro, data do segundo turno.

Congresso em Foco pediu a todos os tribunais regionais eleitorais a relação dos candidatos a prefeito, a vice e a vereador enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Os tribunais do Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte não enviaram as informações.

Campeão é o Ceará

O estado com mais candidatos barrados pela ficha limpa é o Ceará, com 209 casos (62 cadidatos a prefeito; 49 a vice, e 98 a vereador), seguido de Minas Gerais, com 152 enquadramentos. O estado com o mais baixo número de registros, segundo as compilações postas à disposição destesite, é o Espírito Santo, com cinco candidatos a prefeituras considerados inelegíveis com base na nova lei. Mas esses números podem variar, uma vez que o tribunal capixaba só divulgou os dados relativos aos candidatos a prefeito. Minas, por sua vez, não informou quantos candidatos a vice-prefeito foram barrados…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR TODOS OS CANDIDATOS A PREFEITO E VICE, DO RS, BARRADOS NO TRE, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. concordo contigo sobre presunção de inocência. mas no caso político, temos de dar exemplo ao cidadão. assim teremos mais cuidado com nossas ações enquanto candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo