Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Pesquisas divulgadas a poucos dias do pleito influenciam na decisão do eleitor?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. A divulgação de pesquisas deveria ser o maior crime eleitoral, para quem faz e quem divulga! O que mais tem é gente que vai votar no 1o lugar para não haver segundo turno. Que deixam de votar no melhor candidato por que “ele não vai ganhar” como sabem? Pesquisas manipuladas, desde quando uma amostra de mil pessoas diz alguma coisa

  2. Pelo menos em Santa Maria não. E digo porque: as próprias pesquisas desmentem este fato.O número de eleitores indecisos caiu entre as duas pesquisas do jornal A Razão de 19,8 para 13,1%, mas não migraram para o candidato mais bem colocado que subiu apenas de 44% para 46,9%. E nem para o segundo colocado, que trocou de posição com o terceiro colocado. Portanto, pelo menos nesta pesquisa local, o eleitor não se orienta pela pesquisa.

  3. No meu ponto de vista, as pesquisas influenciam fortemente os indecisos e aqueles que votam simplesmente por serem obrigados a votar (e são muitos). No que se refere aos indecisos, essa indecisão é na maioria dos casos gerada pela falta de conhecimento da atuação politica dos candidatos. O que leva a maioria dos indecisos a optarem pelo que aparece vitorioso nas pesquisas. Desta forma eu vejo as pesquisas como prejudicial ao processo eleitoral pois torna-se um instrumento tendencioso e nada democratico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo