EducaçãoTrabalhoUFSM

UFSM. Se depender dos docentes grevistas daqui, acordo com governo é rejeitado e movimento segue

Decisão unânime da assembleia docente: rejeição a acordo com o governo. Greve continua

Professores em greve na UFSM pretendem panfletear no centro da cidade, na manhã deste sábado. O objetivo, segundo NOTA produzida pela assessoria da Seção Sindical dos Docentes, é “esclarecer a população acerca da paralisação”.

Que, aliás, se depender dos grevistas locais, deve continuar. Pelo menos na opinião dos 50 que participaram da assembleia acontecida na tarde de hoje, no campus. Mas, e o que determinou a decisão daqui e que será levada ao Andes, o sindicato nacional da categoria? Confira no relato de Fritz R. Nunes, da assessoria de imprensa da Sedufsm. A seguir:

Professor da UFSM rejeita acordo e mantém greve

… Um dos pontos pacíficos da assembleia dos docentes da UFSM foi a questão da resposta ao Ministério do Planejamento, que na última quarta-feira, anunciou que a proposta para as categorias estava fechada, que as negociações estavam encerradas e que o acordo seria assinado apenas com o Proifes Federação, mesmo que ANDES-SN e Sinasefe se negassem a assinar. A plenária desta tarde, com a participação de 50 pessoas, rejeitou por unanimidade a assinatura do acordo, por este não atender os pontos principais da pauta da categoria, e ainda manteve a greve. Decisão parecida tiveram os professores do Cesnors, em sua assembleia descentralizada em Frederico Westphalen. Com a participação de 33 pessoas, o acordo imposto pelo governo foi rejeitado e o movimento grevista mantido.

A orientação do Comando Nacional (CNG) – ANDES-SN é pela rejeição do acordo, com manutenção da greve e organização de atividades que ampliem a pressão sobre o governo, o que deverá ser organizado pelo Comando Local de Greve (CLG) na próxima semana. Dentre as ações que estão sendo pensadas, está a de pressionar parlamentares e partidos políticos, para que atuem mais diretamente junto ao governo, tendo em vista que está em vigência o período eleitoral…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Parece que o Freud não veio para explicar, mas para confundir o leitor…

    Não argumentou, apenas criticou o Proifes etc…

    Para os docentes que acreditam que o ANDES está DE FATO preocupado com a Universidade educação de qualidade etc…e não em política partidária, ocupação de espaços estratégicos para a “revolução” etc..recomendo esta leitura no link abaixo:

    http://pagina13.org.br/2012/02/dois-pontos-de-vista-acerca-do-processo-de-cisao-ocorrido-na-andes-ad/

    termino minha participação por aqui…somos massa de manobra, “não tenho estômago” pra isso.

  2. O sr. “WOW” está desinformado. Na eleição do ANDES-SN deste ano, docentes vinculados ao PSTU sequer fizeram parte da chapa que acabou vencedora do pleito. Seria interessante que, as pessoas, aop opinar, buscassem melhor embasamento.
    O problema não é o PSTU ou PSol, o problema é que uma “federação de sindicatos” chamada Proifes, criada em uam assembleia na sede da CUT, em 2008, que representa (em tese) 7 sindicatos (25 mil prof. contra 125 mil que o ANDES-SN representa) resolveu simplesmente assinar a tal proposta do governo se baseando em consulta eletrônica da qual participaram 5 mil professoras. Ora, se o Proifes representa 25 mil, nem os 5 mil que participaram da consulta são representativos. E, se compararmos com 125 mil, muito menos representativo ainda.
    A realidade nua e crua: o Proifes é um sindicato de fachada, que existe apenas para fazer o jogo do governo junto aos professores. Lamentavelmente, pois sindicato deveria ser para lutar pela categoria ao qual representa.

  3. Minha visão (atenção “patrulha”…é a MINHA visão!!) sobre o movimento grevista:

    1. é um movimento fundamentalmente político e partidário no plano nacional e em ano de eleição. O ANDES é comandada pelo PSTU, um partido crítico ao PT e à CUT. Para os do PSTU são organizações “burguesas”. POrtanto, devem ser derrotadas.

    2. O ANDES atropelou a agenda de negociações anteriormente acordada com o Governo. Falar o contrário é esconder a verdade, e manipulas as “massas”. Fez isso por que senão havveria tempo para criar o imbróglio da finalização do semestre e surgir a questão da mudança do calendário e reposição de aulas (se houver…senão será uma greve remunerada pela sociedade – o famoso POVO dos esquerdistas…)

    3. Com a proposta do governo, os salários dos docentes federais brasileiros ficam compatíveis (ou superiores…)aos docentes dos EUA e da Europa… para detalhes, por favor,vejam os links abaixo.
    http://profrubensramos.blogspot.com.br/2012/07/analise-da-proposta-do-governo-parte-2.html

    http://profrubensramos.blogspot.com.br/search/label/Carreira

    4. A proposta do ANDES (e do SEDUSFM)será pela manutenção da greve até que a justiça se pronuncie/determine pela/a volta ao trabalho sob pena de pesada punição financeira…Aí a greve terminará, e o ANDES sairá como vítima da história.

    5. Quanto à reposição de aulas….bem aí será uma outra discussão e prática!! Eu proponho que: se houver reposição de aulas, que se faça uma pesquisa junto aos alunos para averiguar o tipo e a qualidade das aulas e/ou atividades desenvolvidas….

  4. Apenas para enfatizar: 50 no campus da UFSM e mais 34 no Cesnors, o que, somado, chega ao total de 84 professores na assembleia desta sexta.
    Fritz Nunes
    Assessor de Imprensa da SEDUFSM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo