AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaComportamentoCongressoEducaçãoHistóriaMemóriaPolítica

LUNETA ELETRÔNICA. Luto oficial, Câmara entrega medalha, Assembleia, Porcina morrerá, olha o relógio!

* O prefeito Cezar Schirmer decretou, nesta segunda, luto oficial na cidade por três dias, pela morte, na noite de sábado, aos 100 anos, da freira Maria Augusta Silveira Neto.

* A religiosa, que era conhecida como Irmã Felicidade, foi sepultada no domingo, como INFORMAVA este sítio, na madrugada daquele dia. Ela foi uma das fundadoras das antigas FIC e Facem, embriões do atual Centro Universitário Franciscano/Unifra.

* “Irmã Felicidade prestou relevantes serviços a nossa comunidade e, por isso, deve ser lembrada e homenageada”, justificou Schirmer.

* Uma sessão solene acontece nesta terça, às 6 da tarde, na Câmara, para a entrega da Medalha Herbert de Souza (Betinho). A distinção é concedida a quem se destaque na area de ação social.

* No evento, quem recebe a honoraria é Regina Fighera, integrante da  Associação Santa-Mariense de Ostomizados, que há 27 anos realiza trabalho solidário e voluntário.

* Três horas antes inicia (está bem, com o “regulamentar” atraso) mais uma sessão ordinária do Legislativo. E, exceto por discursos, deverá ser curta, se depender da Ordem do Dia disponível no  Boletim Legislativo 058/2012.

* Até os indefectíveis requerimentos solicitando serviços públicos estão minguados. São apenas sete. E, para votar, só uma moção de congratulações. E nada mais.

* Na Assembleia Legislativa, enquanto isso, há 19 MATÉRIAS em condições de ser apreciadas pelos deputados. O que não quer dizer que alguma votação aconteça.

* A decisão sobre quantos e quais projetos irão ao plenário acontece na tradicional reunião de líderes partidários com a direção do parlamento, na manhã desta terça.

* De todo modo, pelo menos quatro projetos, todos de origem no Executivo, estão na frente, pois a pauta está trancada por conta deles. Um, para exemplificar, é o PL 221 2012, que  dispõe sobre a contratação, em caráter emergencial, de servidores para a Susepe.

* Também estão na lista duas propostas de emenda constitucional, inclusive uma, polêmica (e que não foi votada por falta do quorum – retirado pela oposição.

* É a PEC 223 2011, de autoria do deputado Ernani Polo (PP) e mais 34 parlamentares, obriga à execução preferencial de recursos da Consulta Popular no Orçamento do Estado.

* Entre os 19, mas com escassas chances de apreciação nesta semana, também está o PLC 168 2011, do deputado Jorge Pozzobom (PSDB).

* Há pelo menos um ano tramitando, ele, se aprovado, amplia o atendimento médico-hospitalar no Departamento de Saúde da Brigada Militar, beneficiando, entre outros, o Hospital da BM em Santa Maria.

* E a CPI do Cachoeira está com dias contados. Chamada de Porcina (a que foi sem nunca ter sido) por este editor, a Comissão tem reunião nesta terça.

* A tendência é que seja prorrogado por seis meses o prazo de atuação. Mas não é impossível que nada seja feito e, assim, dia 4 de novembro, tudo termina.

* Aliás, desde que os partidões acordaram não chamar o jornalista Policarpo Júnior, muito menos os dirigentes ex-revista Veja, a CPI acabou.

* Olha o relógio, gente. A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar seus “cebolas” em uma hora. A data marca i início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro.

* Segundo o Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário se prevê redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 6 da tarde às 9 da noite.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo