AssembleiaCâmara de VereadoresCongressoCulturaEducaçãoEstadoPolíticaTrabalho

LUNETA ELETRÔNICA. Mais professores, nem moção, Assembleia, Cesma, arte e estudantes…

* Nesta terça e também na quarta, as secretarias estaduais de Educação e de Administração e Recursos Humanos fazem mutirão, na capital.

* O objetivo é nomear 1,1 mil professores e 93 cotistas aprovados no concurso do magistério. A ideia é que, até a primeira semana de janeiro, os 5,5 mil docentes aprovados em concurso tenham sido nomeados.

* Até o final da manhã desta terça, no fim da reunião habitual de líderes de partidos com a direção da Casa, se saberá quantos e quais serão votados na Assembleia, nesta semana.

* São 14 as matérias APTAS à apreciação em plenário. O destaque são duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto em regime de urgência, que tem prioridade.

* Uma das matérias, a PEC 223 2011, de Ernani Polo (PP) e mais 34 parlamentares, trata da execução preferencial de recursos do orçamento aprovados pela consulta popular.

* Até agora não há consenso e em várias sessões foi retirado o quorum, impedindo a votação. Isso, porém, não deverá ocorrer em relação ao PL 230 2012, que altera a  Lei nº 14.094/ 2012.

* Ela, em consonância com a nova redação da Resolução do Banco Central nº 2.827/2001, autoriza o governo a contratar financiamento junto a Instituições Federais.

* Enquanto isso, no legislativo municipal… Bem, a depender do Boletim Legislativo 062/2012, que traz a Ordem do Dia, não há absolutamente nada a ser votado pelos vereadores.

* Nem uma moçãozinha – algo que, claro, pode se modificar até a hora da sessão. Ah, mas os indefectíveis requerimentos solicitando serviços públicos estão lá. São exatos 25.

* Assim, afora os discursos, há a Tribuna Livre. Nela fala Ítalo Gonçalves de Almeida, do Lar de Mirian e Mãe Celita. Ah, e a sessão sera presidida pelo vice, Admar Pozzobom (PSDB). O presidente, Manoel Badke (DEM), está em Porto Alegre

* No Senado, acontece algo que pode ser importante. A Comissão de especialistas nomeada pela Casa vai entregar relatório com propostas para o Pacto Federativo.

* O grupo, presidido pelo ex-ministro Nelson Jobim, propôs medidas, por exemplo, em relação ao Fundo de Participação dos Estados e dívidas estaduais. A ideia, sempre bem-vinda mas raramente aceita, é acabar ou ao menos reduzir a guerra fiscal.

* Agora, cultura. A Cesma, Cooperativa dos Estudantes de SM, está na Feira do Livro da capital. Uma banca leva livros locais ou não para o evento iniciado semana passada.

Trabalhos de alunos de escolas de Santa Júlia e Arroio Grande em exposição (foto Divulgação)

* Já a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) expõe, desde a última semana, produções artísticas de alunos das escolas estaduais do campo Santa Júlia, do município de Júlio de Castilhos, e Arroio Grande, de Santa Maria.

* Cada uma das instituições apresenta variados cartazes trabalhando com as temáticas “Meio Ambiente” (Santa Júlia) e “Canto dos pássaros silvestres” (Arroio Grande).

* A exposição é aberta ao público e será realizada até o fim de novembro, de segunda a sexta-feira. Os horários para visitação são das 8 da manhã ao meio dia e da 1 e meia às 5 e meia da tarde (exceto quartas-feiras, quando o expediente é interno na CRE).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo