Eleições 2012PartidosPolítica

PARTIDOS. PMDB e PT se afirmam como grandões de Santa Maria. Só mais atrás vêm PP, PSDB e PDT

A eleição proporcional sempre permite uma série de análises. A principal delas, talvez, seja permitir a medição do tamanho dos partidos. É onde eles mais perto chegam (e diretamente) da população. Há outros critérios, claro, mas a majoritária (para prefeito) não serve, pois se trata da união de várias agremiações.

Pela terceira eleição consecutiva percebe-se que, longe dos demais, o PMDB e o PT se consagram como as maiores siglas, individualmente. Também se nota isso, muito, pelo protagonismo que mantêm, com candidatos a prefeito – o que inevitavelmente eleva o número de votos apenas na legenda. Isso explica, por exemplo, a conquista do PSDB: ao colocar um candidato à prefeitura, viu crescer sua bancada na Câmara e, mais ainda, os votos apenas no partido.

Outra conclusão, tendo como base a eleição de hoje: o PP, embora esteja a reboque do PMDB há dois pleitos, continua como a terceira maior sigla, embora tenha perdido essa posição nos votos exclusivamentes na legenda.

Outras inúmeras ilações podem ser feitas, e o leitor saberá fazê-las. Mas uma ainda pode ser feita pelo editor: a existência de partidos que, sem nomes expressivos, não teriam a expressão que têm. São os casos específicos do PDT, que sem Marcelo Bisogno (o supercampeão de votos, que os fez por ele, não pelo partido) teria desempenho inferior; e do PPL, que sem Werner Rempel jamais conseguiria o que obteve.

A seguir, para que você próprio possa concluir, confira a relação de todos os partidos votados em Santa Maria – e, entre parênteses, os votos exclusivos na legenda:

PMDB – 29.604 votos (4.263 na legenda)

PT – 27.837 (3.004)

PP – 21.768 (701)

PSDB – 16.622 (1.474)

PDT – 14.439 (362)

PTB – 7.921 (243)

DEM – 6.649 (83)

PPL – 4.913 (95)

PSD – 4.473 (76)

PSB – 2.601 (70)

PR – 1.998 (66)

PSOL – 1.842 (320)

PTC – 1.545 (40)

PSTU – 1.507 (252)

PRB – 1.341 (86)

PC do B – 731 (27)

PPS – 655 (28)

PSC – 353 (34)

PV – 270 (22)

PRP – 126 (57)

PCB – 23 (todos na legenda)

PHS – 15 (todos na legenda)

PSL – 14 (todos na legenda)

PSDC – 4 (todos na legenda)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Quero ver o que vão fazer com estes partidos que fizeram 1000 votos ou menos vão dar uma tetinha, ai vai ser vergonhoso, tem gente que deve ter levado alguma bola nas costa de algum petista para ter tanta raiva assim.

  2. Faltou ao PP o quarto vereador, que perdeu e deu
    de presente ao PSD. Não ouberam manter um bom diálogo e respeitadas posições, Marion Mortari caso
    estivesse no PP ( hoje no PSD) teria, acredito, com seus votos conseguido ajudar o Gonzaga e ter mais dois vereadores. Marion cresceu na votação, fez ao redor de 4000 votos e fez mais que Denardim e Sandra. Coisas e curiosidades políticas.

  3. O timão de Tarso Genro foi rebaixado pra segundona! Segunda divisão pra voces! E agora Tarso, diz ai como o senhor pretendia ganhar esta eleição? o senhor disse que era possivel, eu ouvi, ou foi mais uma de suas promessas vazias de campanha como foi a do piso do magistério??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo