Eleições 2012PesquisaPolítica

PESQUISA. Schirmer segue na frente, Helen se consolida em segundo lugar e Pozzobom é o terceiro

Faltando cinco dias para a eleição municipal, o jornal A Razão, que contratou o levantamento em conjunto com a Cacism, e também a parceria do jornal eletrônico Sul21, está divulgando – na edição que já está nas bancas e com os assinantes – mais uma rodada da pesquisa feita pelo instituto Studio.

Com margem de erro de 4,5%, para mais ou para menos, a pesquisa aponta a manutenção da liderança de Cezar Schirmer (PMDB), com bastante vantagem, mas mostra o crescimento de Helen Cabral, do PT, que se consolida no segundo lugar, se descolando do terceiro, Jorge Pozzobom, do PSDB. Tiago Aires (PSOL) e Jefferson Cavalheiro (PSTU) seguem com índice inferior a 1%.

A seguir, você acompanha a íntegra do material publicado na edição desta terça-feira, de A Razão, em texto de Maurício Araújo. A seguir:

Schirmer lidera, mas Helen cresce

A seis dias das eleições para a Prefeitura, a nova pesquisa encomendada por  A Razão/Cascim mostra cenário alterado

A nova pesquisa encomendada pelo Jornal A Razão e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), feita entre domingo e ontem, aponta a liderança do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), candidato à reeleição, com 46,9% das intenções de voto, na pesquisa estimulada, quando o entrevistador mostra os nomes dos concorrentes à Prefeitura. Em segundo lugar aparece a candidata do PT, vereadora Helen Cabral, com 21%; e em terceiro, o candidato do PSDB, deputado estadual Jorge Pozzobom, com 12,9%.

Na mesma pesquisa estimulada, o candidato do PSOL, Tiago Aires, aparece com 0,6%; e o candidato do PSTU, Professor Jeferson Cavalheiro, com 0,2%. A margem de erro é 4,5% para mais ou para menos. O levantamento foi feito pelo instituto Studio Pesquisas e Consultoria Ltda e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os votos brancos e nulos somam 5,2%. Já os eleitores indecisos, que não responderam ou não souberam responder chegam a 13,1%.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador pergunta em quem o eleitor pretende votar, Schirmer também lidera, aparecendo com 42,9%. Helen aparece em segundo lugar, com 19%. Jorge Pozzobom é o terceiro, com 9,6% da preferência do eleitorado. Depois aparece Tiago Aires, com 0,6%. Jeferson Cavalheiro não foi citado. Os votos brancos e nulos somam 4,4%, e os indecisos, que não souberam responder ou não responderam chegam a 23,5%.

Mudanças na estimulada – A nova pesquisa A Razão/Cacism sobre a intenção de voto para a Prefeitura de Santa Maria traz novidades em relação ao levantamento anterior, publicado na edição dos dias 4 e 5 de agosto do Jornal A Razão. Na estimulada, Schirmer passou de 44 para 46,9%, mantendo a dianteira. Já Helen Cabral saltou de 12,3% para 21% entre a primeira e a segunda pesquisa, passando Jorge Pozzobom, que fica em terceiro. Na pesquisa anterior, Pozzobom tinha 18,8% e agora aparece com 12,9%. Os brancos e nulos, que somavam 4,5%, subiram para 5,2%.  Já o percentual de indecisos caiu de 19,8% para 13,1%.

Mudanças na espontânea – Da mesma forma, na pesquisa espontânea há mudanças. Cezar Schirmer passou de 22% para 42,9% entre um levantamento e outro. Helen Cabral se mantém em segundo lugar, passando de 4,5% da primeira pesquisa para 19% na última. Jorge Pozzobom também cresceu, passando de 4,3% para 9,6%. Na espontânea, o percentual de eleitores que disseram votar em branco ou anular o voto é de 4,4% (na anterior eram 2,5%). Já os indecisos caíram de 66% para 23,5%.

Candidato do PSol é o que tem menor índice de rejeição

A segunda pesquisa A Razão/Cacism também traz dados sobre o índice de rejeição aos candidatos a prefeito. Nesse quesito, Schirmer aparece em primeiro, com 13,3%. Helen Cabral é a segunda mais rejeitada, com 12,3%. Em seguida vem Jorge Pozzobom, com 10% de rejeição. O Professor Jeferson Cavalheiro é rejeitado por 7,3% dos entrevistados. Tiago Aires tem o menor índice de rejeição, aparecendo com 5,6%. O percentual de eleitores que rejeita todos os candidatos é de 4,2%, enquanto 57,3% disseram não rejeitar nenhum dos cinco concorrentes.

Na pesquisa anterior, publicada no início de agosto, Schirmer tinha 11,8% de rejeição (maior índice), seguido de Helen Cabral, que aparece naquele levantamento como a segunda mais rejeitada, com 6,5%. Depois apareciam Jorge Pozzobom (5,5), Tiago Aires (3,8%) e Jeferson Cavalheiro (2%). Naquela pesquisa, 4,3% disseram não rejeitar nenhum nome.

FICHA TÉCNICA

Número de registro no TSE: 00356/2012

Número de entrevistados: 480

Margem de erro: 4,5%

Dias de entrevista: 29 e 30 de outubro

Realização: Instituto Studio Pesquisas e consultoria Ltda.

Contratante: Jornal A Razão e Sul 21 Mídia Eletrônica”

PARA CONFERIR A PÁGINA PUBLICADA POR A RAZÃO, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Muitos votos de Pozzobon ainda vão migrar em direção a Schirmer. Sao eleitores que farão isto para que o PT não volte comandar Santa Maria, à exemplo do que aconteceu na eleição que Yeda adentrou o Piratini acidentalmente afim de se evitar Olivio. Este Olivio é o tal que chamou a atual administração, em programa eleitoral, de inço.

  2. O senhor Arthur deve estar insatisfeito com a atuação de seu(s) candidato(s), no minimo. Mas se não der certo seu intento eleitoral, não se preocupe pois daqui a 4 anos teremos novamente eleições.

  3. Caro comentarista político estive lendo seus comentários e observei que você desconhece o termo imparcial, visto que sua fala acerca da disputa municipal está carregada de uma pretensa vontade de induzir as pessoas leigas a votarem em alguns candidatos, você falou que um partido X não iria eleger candidatos, você da grande enfoque para uma pesquisa que tem 4,5 pontos de erros. Esses são os problemas da democracia, permitir que pessoas tendenciosas falem a bel prazer.
    (NOTA DO SÍTIO – o editor sugere a leitura deste texto, que traz a posição do profissional sobre a questão da “imparcialidade”: https://claudemirpereira.com.br/2012/03/de-novo-este-sitio-nao-e-imparcial-e-mais-duvide-de-quem-diz-ser-ninguem-e/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo