RS-509. Governo reafirma licitação da duplicação já em novembro. Previsão de começo da obra em 2013

RS-509. Governo reafirma licitação da duplicação já em novembro. Previsão de começo da obra em 2013 - faixa-velha-valdeci

Primeiro, o deputado Valdeci Oliveira papeou com o diretor geral do DAER. Depois…

Mais uma vez – depois da manifestação do governador Tarso Genro, semana passada – o Governo do Estado confirmou a publicação do edital de licitação para novembro e prevê o início da obra nos “primeiros meses de 2013”. Trata-se, aqui, da duplicação da faixa velha para Camobi, a RS 509.

A nova garantia foi dada nesta terça-feira, em duas reuniões, no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Uma com o deputado Valdeci Oliveira (PT), outra com os vereadores Marion Mortari (PSD) e Jorge Trindade (PT). Quem traz os detalhes é a assessoria do líder do governo na Assembleia Legislativa. As fotos são de Thiago Dias. A seguir:

Duplicação da RS 509 é debatida em Porto Alegre

Em duas reuniões na tarde desta terça-feira (16), o diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), José Franscisco Thormann, tratou sobre o projeto de duplicação da RS-509, a Faixa Velha de Camobi, que é um dos principais acessos a Santa Maria.

Na primeira, com a bancada do Partido dos Trabalhadores na AL, Thormann conversou com o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT). Em seguida, recebeu os vereadores de Santa Maria, Jorge Trindade (PT) e Marion Mortari (PSD) para esclarecer alguns pontos do projeto. A previsão é de que até o final de novembro seja lançado o edital de licitação do serviço. “O projeto da duplicação seguirá rigorosamente critérios técnicos de infraestrutura, mobilidade e segurança”, afirma Genil Pavan, chefe de gabinete do deputado Valdeci Oliveira, que acompanhou a audiência com os vereadores.

Para o deputado, a questão está definida e bem encaminhada. “Esta demanda é um compromisso pessoal do governador. A obra deve iniciar nos primeiros meses de 2013. Assim como o governo do Estado se comprometeu e lançou o edital do esgoto de Camobi, também fará a duplicação da Faixa Velha. A comunidade pode ficar certa disso”, disse Valdeci.

Este comprosso já havia sido reiterado pelo próprio governador Tarso Genro, em audiência com o deputado Valdeci Oliveira (PT), na semana passada.” 

RS-509. Governo reafirma licitação da duplicação já em novembro. Previsão de começo da obra em 2013 - faixa-velha-vereadores

… foi a vez de dois vereadores de Santa Maria, que ouviram as mesmas respostas



6 comentários

  1. sergio

    A polêmica é que na audiência pública de 5 de junho o projeto teria sido apresentado, mas não mostrado (detalhado inclusive em imagens definitivas) aos presentes. Em tempo, a chiadeira não é quanto a duplicação da faixa velha, mas quanto ao viaduto que dividirá os bairros km3 e são josé. Os moradores, através da associação comunitária reclamam que a forma como o viaduto estaria concebido marginaliza as duas comunidades. Bueno, quem sabe a gente faz primeiro a obra de duplicação da faixa de camobi, que será de fato a primeira obra a ser executada e depois (ou enquanto isso) se discute o bendito viaduto. Para resolver o problema, quem sabe não faz uma nova audiência pública e detalha o projeto do viaduto? Se não tem nada de errado não tem porque não fazer. Já dá para aproveitar para faturar com o espaço que terão na mídia local. Sem falar na média que farão com os eleitores, afinal, lá na frente, na esquina, tem eleição para deputado. Tenho dito.

  2. rafael21stb

    Não acredito que estão questionando o viaduto. Com o devido respeito Sergio, da onde se viu começar uma obra dessa envergadura e deixar o mais importante para ser resolvido enquanto a obra esta andando?!? Não existe isso!
    Ademais, estamos falando de uma obra que já era pra ter sido feita ha pelo menos 12 anos. E, agora que esta para sair querem complicar?!?
    Sinceramente, aquele entroncamento precisa de um viaduto, obviamente que isso nao agrada a todos….mas pelo amor de deus, ali precisa de um viaduto, NÃO HA ALTERNATIVAS. São por esses pensamentos pequenos que as coisas demoram a acontecer.
    Sou gaucho, mas certas implicancias, só no RS mesmo.
    Fico imaginando se resolveram questionar os viadutos da travessia urbana….ai sim sera uma obra para 50 anos.
    Desculpem o desabafo.

  3. Fabio

    Que balela isso de nao querer viaduto, marginalizar o quee? Mas. Por favor! Gente de mente fraca msm! Tem uns que nao da pra dar muita conversa msm! So uma coisa me chamou atencao nesse projeto! A iluminacao da duplicacao! Cade?

  4. Alex

    O que me preocupa é o fato do prefeito achar que os moradores do local têm razão quanto a não ter o viaduto.
    Eu vi o projeto (tem na internet), não existe nada de marginalização das duas comunidades, além do que, a única forma do trânsito não ficar parado é o viaduto. Se não fizerem o viaduto, dentro de 2 anos, todo o trânsito parará e vão reivindicar a construção de um viaduto no local. Além do viaduto proporcionar muito mais segurança.
    Pensem no futuro, esta obra é urgente, o projeto está muito bem feito e que as pessoas parem de pensar em interesses próprios e pensem no desenvolvimento da cidade.
    A enquete do Diário de Santa Maria mostrou que mais de 92% das pessoas querem o viaduto. E esta conversa do presidente da associação que irá prejudicar o comércio da região, não passa de falácia, o comércio continuará muito bem após o viaduto, creio que melhorará até.
    Que o senhor prefeito reveja sua mentalidade, sorte que a CACISM, o governo do estado e o DAER são a favor do viaduto, o prefeito opine opiniões sem consultar técnicos sobre o assunto. O presidente da CACISM, Engenheiro civil, já omitiu sua opinião , que o viaduto é fundamental para a obra, assim como os engenheiros do DAER.

  5. Alex

    O que a pressa não faz….
    NO caso eu quis escrever que o Schirmer dê opiniões e não “opine opiniões” e que o presidente da Cacism já emitiu sua opinião e não “omitiu” sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *