Na verdade, na verdade, são 30.190 vagas (como você pode conferir no gráfico lá embaixo deste texto). Na verdade, na verdade, isso é apenas o começo. Se somadas outras vagas que serão criadas – a ser aprovado o projeto de Orçamento da União – o número pode ser o dobro.
E olha que, na verdade, na verdade, nem se está tratando do futuro nem tão distante. Afinal, já faz dois anos que o Ministério do Planejamento divulgou levantamento apontando para a possibilidade de saírem do serviço público federal, por aposentadoria, qualquer coisa parecida com 450 mil profissionais. Mesmo que se enxugue a máquina pública, ainda assim é um punhadão de vagas a caminho. Na maior parte, por concurso público.
Assim, ao editor deste sítio parece ser importante (e, quem sabe, ao leitor também) a divulgação de elucidativo e bastante informativo material produzido originalmente pelo sítio Congresso em Foco. A reportagem é de Letícia Nobre. A seguir:
“Em 2013, mais 30 mil vagas em concursos públicos…
…O tempo abriu para a temporada de concursos públicos. As nuvens nebulosas que desaceleraram o mercado no ano passado se dispersam e dão lugar à expectativa de criação de mais de 30 mil novas vagas no serviço público em 2013, só em órgãos e entidades federais. As oportunidades estão distribuídas em todos os poderes e no Ministério Público e alinhadas com o aumento das demandas de atendimento à população, substituição de terceirizados e aposentadorias.
A proposta orçamentária que está em análise no Congresso Nacional prevê o preenchimento de 62.682 cargos efetivos, comissionados e funções de confiança, com 63.075 oportunidades de emprego no serviço público, que serão ocupadas parcialmente. Mas, atenção, nem tudo isso será preenchido com concurso público. Esses números compreendem a totalidade da máquina pública e não necessariamente implicam novos postos de trabalho. Metade desses cargos são para gerenciamento e chefia, que serão preenchidos por funcionários que já estão no serviço público em outras funções.
A partir destes dados, o SOS Concurseiro/Congresso em Foco analisou os dados e identificou onde estão os cargos para novas seleções. Após o filtro, chegou-se a um total de 5.875 novas vagas que serão criadas e 50.905 que serão preenchidas motivadas por aposentadorias, exonerações, sendo 20.796 de concursos anteriores e 30.109 de novos processos de seleção…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
comentários tão qualificados …
… é que Santa Maria, é uma cidade abençoada…
Está aí uma oportunidade imperdível para aqueles que adoram o serviço público e desejam entrar nele pela porta da frente!!
Para os demais, principalmente aqueles que adoram uma “boquinha” (como bem definiu Anthony Garotinho em passado recente em relação a filiados a um determinado partido…) sem processo seletivo idôneo, é se filiar ao partido da estrelinha e entrar na fila… mas só em Brasilia e Porto Alegre, porque em Santa Maria não há a menor chance!