EconomiaTrabalho

TRABALHO. Vem aí uma enxurrada de concursos para, só em 2013, 30 mil vagas no serviço público federal

Na verdade, na verdade, são 30.190 vagas (como você pode conferir no gráfico lá embaixo deste texto). Na verdade, na verdade, isso é apenas o começo. Se somadas outras vagas que serão criadas – a ser aprovado o projeto de Orçamento da União – o número pode ser o dobro.

E olha que, na verdade, na verdade, nem se está tratando do futuro nem tão distante. Afinal, já faz dois anos que o Ministério do Planejamento divulgou levantamento apontando para a possibilidade de saírem do serviço público federal, por aposentadoria, qualquer coisa parecida com 450 mil profissionais. Mesmo que se enxugue a máquina pública, ainda assim é um punhadão de vagas a caminho. Na maior parte, por concurso público.

Assim, ao editor deste sítio parece ser importante (e, quem sabe, ao leitor também) a divulgação de elucidativo e bastante informativo material produzido originalmente pelo sítio Congresso em Foco. A reportagem é de Letícia Nobre. A seguir:

Em 2013, mais 30 mil vagas em concursos públicos

…O tempo abriu para a temporada de concursos públicos. As nuvens nebulosas que desaceleraram o mercado no ano passado se dispersam e dão lugar à expectativa de criação de mais de 30 mil novas vagas no serviço público em 2013, só em órgãos e entidades federais. As oportunidades estão distribuídas em todos os poderes e no Ministério Público e alinhadas com o aumento das demandas de atendimento à população, substituição de terceirizados e aposentadorias.

A proposta orçamentária que está em análise no Congresso Nacional prevê o preenchimento de 62.682 cargos efetivos, comissionados e funções de confiança, com 63.075 oportunidades de emprego no serviço público, que serão ocupadas parcialmente. Mas, atenção, nem tudo isso será preenchido com concurso público. Esses números compreendem a totalidade da máquina pública e não necessariamente implicam novos postos de trabalho. Metade desses cargos são para gerenciamento e chefia, que serão preenchidos por funcionários que já estão no serviço público em outras funções.

A partir destes dados, o SOS Concurseiro/Congresso em Foco analisou os dados e identificou onde estão os cargos para novas seleções. Após o filtro, chegou-se a um total de 5.875 novas vagas que serão criadas e 50.905 que serão preenchidas motivadas por aposentadorias, exonerações, sendo 20.796 de concursos anteriores e 30.109 de novos processos de seleção…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Está aí uma oportunidade imperdível para aqueles que adoram o serviço público e desejam entrar nele pela porta da frente!!
    Para os demais, principalmente aqueles que adoram uma “boquinha” (como bem definiu Anthony Garotinho em passado recente em relação a filiados a um determinado partido…) sem processo seletivo idôneo, é se filiar ao partido da estrelinha e entrar na fila… mas só em Brasilia e Porto Alegre, porque em Santa Maria não há a menor chance!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo