CidadaniaCrônicaEconomiaEducaçãoPolítica

ARTIGO. “Que culpa tenho da pedofilia que aterroriza pais, aliado ao tráfico de crianças, de órgãos e de…”?

Um texto bastante interessante – e que merece uma reflexão, por certo, ainda que se possa discordar (ou concordar) no todo ou em parte – foi enviado ao sítio. Os autores são colaboradores eventuais do sítio. A seguir:

Que culpa tenho eu

Por Suze Scalcon e Luiz Carlos Rosa (*)

Que culpa tenho eu do como vivem aqueles na Vila Bilibio, no Beco do Beijo, nas margens do Cadena, no Complexo do Alemão, no sertão nordestino, no Haiti e na Etiópia? Que culpa tenho eu do 11 de setembro, da Chacina da Candelária, do deslizamento do Morro dos Macacos, do Tsunami no Japão e da pior seca enfrentada pelo Chifre da África? Que culpa tenho da pedofilia que aterroriza pais, aliado ao tráfico de crianças, de órgãos e de seres humanos?

Que culpa tenho da existência das Mães da Praça de Maio, das ações de grupos terroristas espalhados por todos os continentes, do narcotráfico, do comercio ilegal de madeira e de animais nativos? Que culpa tenho das ações do MTS e de organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC)? Que culpa tenho eu de um Nardone que, pior do que defenestrar a pequena Isabella recebe o apoio incondicional da família?

Que culpa tenho do poder das mídias que corrompem nossos filhos com convites sedutores e promessas inescrupulosas ao consumo e a um estilo de vida medíocre? Que culpa tenho eu do apelo ao exercício da sexualidade cada vez mais cedo, operado por canções que, ao insistirem na promoção da mulher à condição de objeto, perfilam a dignidade pessoal como mero valor de troca? Que culpa se há de ter pela humilhação e condição deplorável por que passam aqueles que sobrevivem da cata de migalhas de banquetes de outros e, dos que vivem do Bolsa Família, Bolsa Escola, do Vale Gás e cuja fome nunca zera? Que culpa tenho de que coexistam uns menos afortunados cujo destino não lhes contemplou com comida e habitação seguras?

Entretanto, porque em nada se opõem a este estado de coisas, homens – doutos, acadêmicos, membros de instâncias nobres como aquelas que “aconselham”; homens dedicados ao domínio científico dos meandros de glebas, das letras vernáculas, do complexo sistema social, da história da humanidade, da matéria e suas transformações… – se tornam cúmplices. Cúmplices porque – em estado patético de externada ignorância diante das crueldades promovidas pelo único responsável; o senhor capital – tratam-se de uns que, mesmo ao teimarem em negar a escolha única por si mesmos, por seus interesses pessoais e privados, se eximem do reconhecimento do verdadeiro causador de tantas atrocidades.

Por quê? Porque o modo como os homens se organizam em sociedade hegemonicamente, ao fundar-se na economia política capitalista – que preconiza a proteção do indivíduo pela lei daquilo que lhe é privado – lhes favorece. Na vida social egoísta, lá se vão milhões de homens, carreados pelos ditames do mercado, conduzidos, empurrados e manipulados. E lá se vão… não só de propriedades materiais alienadas à propriedades materiais alienadas, também homens instruídos, de razão em razão, de alma em alma em puro estado de ignorância, se vão. E assim caminha a humanidade.”

(*) Ambos são professores do Departamento de Metodologia do Ensino na UFSM. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo