Artigos

“Choque de Gestão” na prefeitura – por Carlos Costabeber

Após quatro anos à frente do Governo Municipal, o Prefeito Cezar Schirmer tem uma oportunidade única para fazer tudo o que não pode fazer até agora. Até por que:

1) Tirou muitas lições, que só o exercício à frente do Executivo lhe facultam;

2) A vitória na eleições se deveu pouco aos partidos da coligação, e muito às figuras de Schirmer e Farret. Quem ganhou as eleições foram eles. Com isso, podem entrar nesse novo mandato, sem “as amarras partidárias”. Estarão muito menos sujeitos às pressões por espaço na administração municipal. E quem ganha com essa atitude é o contribuinte!

3) Não existe mais tempo a perder; tempo para improvisos e experiências. Os santa-marienses estão muito mais exigentes que há quatro anos; a expectativa com o desempenho do Prefeito agora é bem maior! Queremos melhores serviços públicos, crescimento econômico e social; enfim, melhor qualidade de vida e perspectivas para o futuro.

Por isso, estou convencido de que Cezar Schirmer fará um “CHOQUE DE GESTÃO” na Prefeitura!

A começar com a escolha de pessoas com esse novo perfil administrativo, tanto no 1º como no 2º escalões; inclusive na seleção dos “CCs”, haverá muito mais critério e comprometimento.

Com o “Choque de Gestão”, a Prefeitura deverá identificar os “gargalos” que travam as demandas da cidade. Sei o quanto investidores penam, com a lentidão da máquina pública municipal (já vi o Prefeito “pegar um problema pelo braço”, e tentar resolver pela força do cargo).

As diversas secretarias devem trabalhar sintonizadas, como fosse uma coisa só!

E todas devem fazer um “Termo de Responsabilidade”, estabelecendo metas e prazos; premiando os gestores comprometidos com as mudanças, e punindo aqueles “que não entenderam o recado do Chefe”.

É urgente, urgentíissimo, PENSAR A CIDADE A LONGO PRAZO, numa ação que valorize o Escritório da Cidade e a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.

Soluções para o sistema viário são a grande prioridade, pois nos próximos quatro anos entrarão em circulação mais 30.000 carros novos nas ruas da cidade (o equivalente a mais 150 quilômetros de ruas e locais para estacionamento). Assustador!!!!

Outras medidas deverão ser implementadas, como:

– implantação de um sistema informatizado que abarque todos os postos de saúde municipais;

– uma politica ampla para a questão do lixo reciclável;

– terceirização dos serviços de manutenção da frota da Prefeitura;

– centralização do abastecimento de combustível, a exemplo do que já é feito pelo Exército,

– efetiva implantação das politicas em defesa dos direitos dos animais;

– fim do pagamento de horas extras;

– sintonia fina com os órgão públicos federais e estaduais como a Corsan (o prometido esgoto de Camobi ainda não saiu do papel), com o DAER (duplicação da Faixa Velha de Camobi), com o DNIT (responsável pelos maiores investimentos em rodovias e no provável trem ligando a Ulbra à Base Aérea).

A missão do Schirmer e do Farret é gigantesca! Só um CHOQUE DE GESTÃO fará a máquina pública “andar nos trilhos”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo