CulturaSanta Maria

CULTURA. É, de novo e sempre, hora do cartunismo

Começa amanhã mais uma edição do Encontro de Cartunistas Gaúchos (Cartucho). Uma ideia surgida a partir da cabeça, especialmente, de Máucio – do ramo, definitivamente, e também, hoje, coordenador do curso de Desenho Industrial da UFSM – e que virou um grande evento.

Na sua edição 2012, o homenageado é Renato Canini, uma das grandes figuras do cartunismo brasileiro. Para saber mais do que acontece na cidade neste final de semana, confira material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, um dos apoiadores. O texto é de Fritz R. Nunes. A seguir:

Cartunistas gaúchos voltam a Santa Maria

… Nesta sexta, 23, às 20h30min, inicia a nona edição do Cartucho (Encontro de Cartunistas Gaúchos). A abertura será no auditório da Cooperativa de Estudantes (Cesma) e terá este ano como homenageado Renato Vinicius Canini, ou simplesmente Canini, que além de ter trabalhado no Pasquim, por exemplo, tem seu trabalho identificado com o desenho de Zé Carioca, personagem da Disney. A SEDUFSM, parceira histórica do Cartucho, será representada pelo seu secretário geral, o professor e escritor, Humberto Gabbi Zanatta.
Ainda durante a abertura do encontro haverá uma sessão de autógrafos do professor e cartunista Reinaldo Pedroso, que no mês de junho, com o apoio do sindicato docente e do Cartucho, lançou a obra “40 anos de humor e outros delitos”. A trilha musical do evento, que prossegue com uma série de atividades ao longo do sábado (24) e do domingo (25), será feita pela dupla Gisele e Maninho.
O presidente da SEDUFSM e diretor do ANDES-SN, professor Rondon de Castro, parabeniza os organizadores por mais essa edição do Cartucho. “O encontro de cartunistas tem se consolidado e a cada ano demonstrado que o nosso estado e a nossa cidade tem talentos invejáveis nesta área. Queremos ser sempre parceiros de boas iniciativas como a do Cartucho”, frisa Rondon…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo