LUNETA ELETRÔNICA. Veríssimo, Werner e TSE, Lula premiado, Pozzobom, CPI Porcina, cultura do fumo

* É considerada grave a situação de saúde do escritor Luiz Fernando Veríssimo, internado desde a quarta-feira, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

LUNETA ELETRÔNICA. Veríssimo, Werner e TSE, Lula premiado, Pozzobom, CPI Porcina, cultura do fumo - luneta-veríssimo

Luiz Fernando Veríssimo: estado grave

* Veríssimo, 76 anos, recebe tratamento para infecção generalizada e tem perda importante na função renal, como disseram, na tarde passada, os médicos que o estão tratando.

* O escritor foi sedado, segundo as últimas informações, depende de aparelhos de ventilação e diálise, exatamente por conta da perda renal.

* Até esta noite, ainda não constava no site do Tribunal Superior Eleitoral, a prestação de contas do vereador reeleito Werner Rempel (PPL).

* O próprio, no entanto, garantiu ao editor ter feito a prestação de contas ao TSE – que beiraria os R$ 14,5 mil em receitas e despesas.

* Aliás, Rempel, que é a principal liderança do seu partido em Santa Maria, também informou que, do PPL, apenas um candidato ainda não prestou contas. Mas não é ele.

* Líder partidário do PSDB na Assembleia, Jorge Pozzobom, recebeu nesta quinta o título Amigo da Aconturs (Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do RS).

LUNETA ELETRÔNICA. Veríssimo, Werner e TSE, Lula premiado, Pozzobom, CPI Porcina, cultura do fumo - luneta-pozzobom1

Jorge Pozzobom (D) é homenageado

* A homenagem ocorreu durante o III Seminário Alusivo ao Dia do Conselheiro Tutelar: Conquistas 2012. Pozzobom parabenizou o público pela passagem do dia do conselheiro tutelar, ocorrido no último dia 18.

* O parlamentar falou também sobre o trabalho que realizou junto com o apoio da categoria quando foi secretário de Assistência Social.

* “Os conselheiros cumprem função muito importante na proteção às crianças e ao adolescente que se encontram em situação de vulnerabilidade. Está na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente”.

* O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira, na Índia, o prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010.

LUNETA ELETRÔNICA. Veríssimo, Werner e TSE, Lula premiado, Pozzobom, CPI Porcina, cultura do fumo - luneta-lula

Lula junto ao presidente da Índia, Pranab Mukherjee (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

* A cerimônia aconteceu no palácio presidencial Rashtrapati Bhavan e contou com a presença do presidente Pranab Mukherjee, do primeiro-ministro Manmohan Singh, e da nora de Indira e presidente do partido Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi.

* Lula foi escolhido unanimemente pelo júri do prêmio, em 2010, mas a entrega só aconteceu agora, dois anos depois. Mas, por que o prêmio?

* Segundo os promotores, por sua “extraordinária contribuição para a causa da eliminação da pobreza e da promoção do crescimento inclusivo no Brasil, por sua forte defesa dos laços entre as nações em desenvolvimento e por sua contribuição para parceria Brasil-Índia”.

* E ficou para o dia 28 a leitura do relatório da CPI do Cachoeira (chamada, pelo editor, de CPI Porcina – a que foi sem nunca ter sido). O pedido foi feito pelo próprio relator.

* O deputado mineiro Odair Cunha (PT) disse que precisa mais tempo, porque está conversando e recebendo sugestões de parlamentares. Mmmmmm…

* Só o que se espera é que ele não sucumba. Afinal, não é todo dia que a mídia é exposta (não nela, obviamente, que não mostra suas próprias ranhuras) de uma forma tão forte.

* Pelo relato já CONHECIDO (será que vai mudar?), nada menos que cinco jornalistas são indiciados, inclusive o parceiro do bicheiro Cachoeira na edição de matérias da ex-revista Veja, Policarpo Júnior.

* As dioceses católicas de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta e Santa Maria, e também a Caritas/RS e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

* Esses são os organizadores do 22º Seminário Estadual e Interestadual de Alternativas à Cultura do Fumo, que acontece nesta sexta-feira, em Dom Feliciano.

* Entre os participantes desde a primeira edição, em 1991, está o Projeto Esperança/Cooesperança. Inclusive porque os seminários foram uma inspiração de Dom Ivo Lorscheister.

* Aliás, hoje, na região central, há inúmeras experiências de alternativas à cultura do fumo e muitos desses grupos comercializam seus produtos no Feirão Colonial sabatino, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo, em Santa Maria.

* Para o encontro em São Feliciano sai um ônibus com 45 pessoas da Arquidiocese de Santa Maria, daqui a pouco, às 4 da madrugada.



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *