MOBILIDADE URBANA. Até janeiro, equipes técnicas entrevistarão pedestres e motoristas. E não somente
O prazo previsto pela licitação encerra em maio do próximo ano. Até lá, os espanhois da empresa encarregada de elaborar o Plano de Mobilidade Urbana terão que entregar o trabalho contratado. Mas, e essa informação não chega a ser nova (o sítio NOTICIOU isso há praticamente um mês, inclusive), uma das etapas cumpridas será entrevistar santa-marienses para colher suas ideias.
Os detalhes de tudo isso chegam, outra vez, através da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Pâmela Rubin Matge. A seguir:
Equipes responsáveis pelo Plano de Mobilidade Urbana saem às ruas para entrevistar a população
Desde o início deste mês, os santa-marienses não devem estranhar se forem abordados para responder a um questionário. Isso, porque a Prefeitura, através do Escritório da Cidade, em parceria com a empresa IDOM/Sinergia, de Bilbao (ESP), parte para mais um etapa rumo à elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). Este plano apontará soluções para os congestionamentos do trânsito, para o transporte coletivo e de cargas, estacionamentos, implantação de ciclovias, entre outras situações.
No período de novembro de 2012 a janeiro de 2013, equipes técnicas sairão às ruas para entrevistar pedestres e motoristas em diferentes regiões da cidade. Também serão realizadas entrevistas em algumas residências, em todos os bairros da cidade. Os entrevistadores estarão identificados com camiseta e crachá.
Entre as perguntas que irão compor o questionário estão os principais caminhos percorridos pelos entrevistados, os horários, o meio transporte utilizado, renda, hábitos, entre outros dados que caracterizam a população.
O Escritório da Cidade informa que o apoio da população é fundamental, uma vez que esta fase do Plano de Mobilidade Urbana é de extrema importância para detectar os problemas existentes e propor soluções adequadas à realidade santa-mariense. O próximo passo será convidar a população a participar das audiências públicas que servirão para novos apontamentos com vistas ao fechamento do PDMU.
Plano Diretor de Mobilidade Urbana
A elaboração do PDMU, financiada com recursos do Banco Mundial (Bird), é acompanhado por um grupo técnico, formado por representantes do Escritório da Cidade, secretarias de Município de Infraestrutura e Serviços, Controle e Mobilidade Urbana, Planejamento Estratégico e Projetos Especiais.
O plano prevê a elaboração de projetos relacionados aos aspectos de infraestrutura, físico operacionais, discussões sociais e de gestão institucional para nortear as ações planejadas. O PDMU deve estar finalizado até o mês de maio de 2013…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Claudemir, sabes me dizer qual o motivo de ter sido feita uma licitação internacional para o Plano de Mobilidade Urbana? É verdade?
É verdade também que teria sido uma empresa espanhola a vencedora que terceirizou para uma empresa do RJ que contratou gente de Santa Maria? Se for verdade, não seria mais econômico ter feito diretamente aqui?
Se tudo isto for verdade seria coincidência, paixão ou outros “interésses” pela Espanha?