Arquivo

Mercado. Quase 600 automóveis novos foram vendidos nos últimos dois meses, em SM

Os números do ano passado, desconheço. Mas uma fonte do mercado automotivo em Santa Maria me disse que, em maio e abril passados, foram vendidos exatamente 590 automóveis zero quilômetro nas revendas da boca do monte. O que é muito mais do que em igual período de 2006.

 

Pedir por marca já é demais. Isso, talvez, seja informação estratégica – e assim não divulgável. Mas, fiquemos só com esse número e já é possível constatar o aquecimento do mercado de veículos no centro do Estado. De resto, seguindo a tendência encontrada no país inteiro.

 

De acordo com as montadoras instaladas no Brasil, estima-se a venda de 2,35 milhões de veículos em 2007. Superando o recorde anterior, registrado exatamente 10 anos atrás. Em 1997, foram vendidos 2,094 milhões.

 

Atenção: esse é o número de automóveis comercializados. A produção será ainda maior, beirando os 2,9 milhões em 2007. Isso quer dizer o que, objetivamente? Que, a confirmar-se a quantidade, podemos esperar promoções no final do ano, ou início de 2008. Afinal, ninguém quer ter estoque. Ou não?

 

De outro lado, e especificamente em relação a Santa Maria, há uma boa conseqüência e a criação de uma necessidade urgente. O lado positivo é o aumento da renda. Tanto de quem vende, quanto de quem compra – por mais facilitado que esteja o crédito.

Já o negativo, ou nem tanto, é que se cria a imperativa obrigação (com o perdão da redundância) de se resolver o problema, grave, do sistema viário da cidade. Afinal, são cerca de 100 mil veículos rodando na zona urbana de Santa Maria. Uma hora isso pode significar um verdadeiro estouro. De conseqüências ainda imprevisíveis, mas certamente graves.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Montadoras refazem previsões e já contam com alta de 22% nas vendas“, de Anne Warth e Cleide Silva, publicada pel’O Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo