CinemaCultura

CULTURA. Representação gaúcha vai a festival de cinema em Havana. Santa-mariense Cassol incluído

Um grupo gaúcho, incluindo representação oficial do governo e cineastas, está viajando hoje para Cuba. O objetivo é, entre outro, intercambiar experiências e participar do afamado festival internacional com foco na América Latina e que acontece em Havana.

Entre os integrantes da delegação está o santa-mariense Luiz Alberto Cassol, cineasta e diretor do Instituto Estadual de Cinema. Mais detalhes você tem no material produzido e distribuído pela Assessoria de Comunicação da secretaria estadual de Cultura. A seguir:

Missão do Governo Gaúcho participa do Festival de Cinema de Havana

Com o propósito de firmar intercâmbio, difundir a produção cinematográfica gaúcha e realizar uma serie de reuniões, uma comitiva do estado do Rio Grande do Sul, formada por representantes do Governo e cineastas, viaja hoje para Cuba a fim de participar 34ºFestival de Havana – Festival Internacional do Novo Cinema Latinoamericano, um dos importantes encontros internacionais na área.

Uma das ações para esse intercâmbio foi quando o governo gaúcho, em parceria com o Festival de Cinema de Gramado, trouxe ao Rio Grande do Sul a Sra. Zita Morriña uma das Diretoras do Festival de Havana.

Durante o Festival de Gramado ela efetivou o convite para  que curtas-metragens gaúchos, premiados no festival da serra,  recebessem uma Mostra Especial dentro da programação do Festival de Havana. Essa mostra acontece no próximo sábado (08).

O Festival de Havana tem como objetivo difundir obras cinematográficas que contribuam para o enriquecimento e identidade cultural da América Latina e Caribe.

Nesse sentido, os representantes do Governo do estado, Ricardo Rabeno, Assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador e Luiz Alberto Cassol, Diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), coordenam a comitiva para ampliar o intercâmbio. Para isso serão realizadas reuniões no festival, na Escola Internacional de Cinema e Televisão Santo Antônio de Los Baños e na Embaixada Brasileira em Cuba.

Participam da delegação gaúcha os cineastas Guilherme Figueiró Petry, representando o filme “Elefante na sala”;  Vicente Moreno, do filme “Casa afogada” Bruno Carboni Dodecke,  da produção  “Garry”,  Bruno Polidoro , de “Fez a barba e o choro” Eduardo Wannmacher, de “24 horas com Carolina”  e Abel Roland,  da produção “Lobos”.

Para Luiz Alberto Cassol, diretor do Iecine “essa uma importante iniciativa do governo que está fazendo uma serie de intercâmbios para a difusão da produção audiovisual gaúcha e um desdobramento das missões oficiais do governo já realizadas”.

Segundo o assessor de relações internacionais, Ricardo Rabeno, a cooperação cultural será debatida em reuniões paralelas ao evento, na Embaixada do Brasil em Cuba. “Aproveitando a parceria com o Iecine, buscamos consolidar o intercâmbio na área audiovisual, projetando uma mostra de longas gaúchos contemporâneos a ser realizada em Cuba em 2013”.

A delegação viaja nesta quinta e retorna na próxima segunda (10).” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo