Câmara de VereadoresEleições 2012JudiciárioPolíticaPrefeitura

JUSTIÇA. Sentença de Maria de Lourdes deve sair até sexta-feira. Schirmer, Farret e Rosa? Audiência é hoje

Processo 48.451: Schirmer, Farret e Rosa, os alvos da ação do Ministério Público Eleitoral

Os processos números 48.621 e 48.451 tramitam, em ritmo acelerado, na 147ª Zona Eleitoral de Santa Maria. Eles tiram o sono de muita gente. Afinal, ninguém pode prever (chutes, há muitos) o que poderá acontecer. A preocupação é real. E imediata.

Explica-se.

O 48.621 tem como protagonistas a candidata à Câmara Maria de Lourdes Castro (PMDB) e o advogado e professor Paulo Inhaquite. Este, em caso de condenação, no máximo terá que pagar uma multa. Aquela, porém, dependendo da sentença, e na hipótese de um revés jurídico, pode até mesmo perder os direitos políticos e o mandato conquistado nas urnas.

Documentos foram juntados, alegações de parte a parte (a outra é o Ministério Público Eleitoral) concluídas, resta apenas a sentença. Segundo apurou o editor em fontes da área do direito e do Judiciário, a sentença deve ser conhecida até a próxima sexta-feira, dia 14. Ou cinco dias antes da diplomação dos eleitos.

No caso do processo 48.451, os réus são o prefeito e o vice reeleitos, Cezar Schirmer (PMDB) e José Farret (PP), e o vereador Cláudio Rosa (PMDB). Aqui, a tramitação também está rápida. Mas ainda há fases a cumprir. Uma, decisiva, acontece hoje, segunda-feira, à 1 e meia da tarde, na 147ª Zona Eleitoral – como o editor pode conferir em rápida consulta na internet. Ali tem praticamente tudo o que se precisa para confirmar essa informação.

Processo 48.621: Maria de Lourdes Castro

Os acusados pelo Ministério Público irão se explicar, junto com seus defensores legais. Depois, serão as alegações finais e, também, a sentença. Não há certeza – exceto que o resultado será dado ainda antes da diplomação, marcada para 19 de dezembro.

O risco, aqui, é o mesmo da vereadora Maria de Lourdes. Isto é, perda do registro de candidatura e, consequente anulação dos votos. No extremo, até a possibilidade de nova eleição – de vez que Schirmer e Farret obtiveram mais da metade dos votos válidos. Isso acontecerá? Dependerá da juíza. Aliás, a mesma, nos dois processos: Karla Aveline de Oliveira.

MAS, E QUAIS SÃO MESMO AS ACUSAÇÕES? CONFIRA AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. É verdade mas espera -se que A JUSTIÇA SEJA FEITA.não pode haver paparicação com esta gente .eles pensão que pode tudo.
    só espero que não fique por isto mesmo e que a nossa justiça tenha a ombridade como que nem a justiça destas cidades que ja aconteceu as casações . pelo menos não ficamos pra traz e se tenha coragem de condenar os colarinhos brancos. elitizados.justiça seja feita.

  2. Na Casa Rosada devem estar com as barbas de molho e fazendo promssa para todos os santos possiveis.O Prefeito deve ter perdido sua prepotência e a pose de bom moço.

  3. Não concordo com casar o mandato de ninguem se o povo elegeu por maioria não importa que seja até ladrão, que não é o caso daqui, pois todo o povo sabe em quem esta votando e é o povo que paga se votaram e porque merecem, portanto deixem os anjinho quieto, la em Brasilia depois que terminar os mandatos prendam eles coisa que nunca vai acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo